CidadeDestaque

ASCAMARE busca parcerias para prosseguir os trabalhos

Em setembro de 2016 iniciou-se em Manhuaçu a Coleta Seletiva, com o objetivo de aproveitar materiais recicláveis. Ao mesmo tempo, os integrantes da Associação Manhuaçuense de Catadores e Coletores de Materiais Recicláveis (ASCAMARE) aproveitava e realizava o trabalho de conscientização aos moradores, passando instruções sobre como deveria ser feita a separação do lixo úmido, seco, orgânico, resíduos perigosos, papelão e vidro para facilitar o trabalho. O projeto foi idealizado em parceria com a Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, SAMAL, clubes de serviço, ONG Pró Rio Manhuaçu, faculdades, órgãos socioambientais e desenvolvido pela equipe Germinar.

Inicialmente, o projeto piloto foi desenvolvido nos bairros Pinheiro I, Pinheiro II, Pinheiro III, Bom Pastor, Colina, Santo Antônio e Centro. Os moradores e comerciantes rapidamente aderiram ao projeto e passaram auxiliar os catadores, que passavam em dias alternados para levar o lixo, que era devidamente separado. As lixeiras eram definidas por cores, para que os transeuntes pudessem assimilar e colaborar com os coletores. A população abraçou o projeto da Coleta Seletiva, devido ao aumento da produção de resíduos no centro urbano, que se intensificou e o lixo passou a refletir a devastação a que é submetido o meio ambiente.

O projeto foi bem-sucedido. Acabou estacionando no meio do caminho, depois que o caminhão coletor teve problema mecânico e deixou de operacionalizar nos bairros. Para consertar, associação teria de desembolsar um valor superior a R$ 17 mil reais, conforme levantamento realizado no ano passado. Em dezembro do ano passado, a reportagem mostrou as dificuldades enfrentadas pela ASCAMARE.

Nova diretoria pede apoio da sociedade

Diretoria ASCAMARE

Recentemente foi realizada a eleição, para escolher a nova diretoria da associação para trilhar novos caminhos, em busca de apoio para retomar as atividades do projeto implantado em 2016. O presidente eleito, José Gomes Pereira ressalta o compromisso da associação, a fim de realizar um trabalho contínuo junto à comunidade manhuaçuense.

O 2o vice tesoureiro, Tiago Dutra explica que ações de conscientização junto aos moradores continua, para que possam estar separando o material reciclável para os 20 catadores, que estão trabalhando no galpão alugado, que fica na Rua Geraldo Pereira (Perto da Balança) na Avenida Tancredo Neves. Ele destaca que o apoio da população, escolas, clubes de serviço para levar o material até o galpão será fundamental. Ao ser perguntado sobre o caminhão coletor, Tiago Dutra relata que a associação não tem condições financeiras para consertá-lo. “Nosso sonho é ter um carro que seja menor, para percorrer toda a cidade realizando a coleta. Os colegas estão com dois carrinhos de mão, mas torna-se impossível passar por todos os locais. Vamos contar com as pessoas, para engrandecer o nosso trabalho”,

pondera Tiago Dutra. As pessoas interessadas podem ligar para o telefone 98403-7542 e falar com o presidente da ASCAMARE, José Gomes Pereira.

Eduardo Satil

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo