DestaqueSaúde

Iniciada a segunda fase da Campanha de Vacinação contra o Sarampo

A segunda etapa da campanha nacional de vacinação contra o sarampo teve início na segunda-feira, dia 19. Para essa fase da mobilização, o “Dia D” e término estão previstos para 30 de novembro. Desta vez, o público alvo da campanha são os jovens com faixa etária de 20 a 29 anos. A vacina contra o sarampo está disponível gratuitamente na rede pública de saúde.

Em Manhuaçu, de acordo com a coordenadora de Vigilância em Saúde, Lorena Aparecida Gonçalves, o funcionamento das ESFs será no horário das 8h às 17 horas, para possibilitar que todos possam procurar o local mais próximo para vacinar. “O importante é que todos os postos de saúde estarão abertos, para dar a vacina contra esse vírus. É interessante, que todos tenham ciência da relevância da vacina e, se imunizem contra o sarampo”, reitera Lorena Gonçalves.

Mesmo adultos que já receberam a vacina na infância devem ir aos postos. A exceção fica para quem já se imunizou em decorrência do surto que acomete o país. O governo pretende aplicar a dose em 13,6 milhões de brasileiros. “Quem não tomou a primeira dose, pode procurar a UBS e tomar essa dose. A pessoa pode ficar tranquila que, no momento do atendimento, ela vai ser acolhida, vão avaliar a situação vacinal e ver a necessidade ou não dessa vacina”, explica.

As duas vacinas disponíveis contra o sarampo (tríplice viral e tetraviral) são bastante seguras. Elas podem causar, como reação adversa, febre, mal-estar, dor no local da injeção e vermelhidão. “Contraindicação é só para pessoas imunodeprimidas, gestantes, que não podem receber a vacina e provavelmente já foram orientadas pelos médicos, mas é importante que ela vá até a unidade e caso tenha realmente alguma contraindicação será comunicada no momento do atendimento”, reiterou Lorena.

Segundo o último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, essa faixa etária é a que mais acumula casos da doença. Nos últimos 90 dias de surto ativo, foram confirmados 1.729 diagnósticos nos adultos jovens em todo o país. “Manhuaçu ainda não tem casos confirmados, mas é importante que a gente faça esse trabalho de prevenção”, reforça.

Para atender a demanda, o Ministério da Saúde enviou 5,2 milhões de doses extras da vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) aos estados em outubro. Além disso, há 2,3 milhões de doses, enviadas durante a primeira etapa da campanha, em estoque dos estados. Para novembro, está prevista a entrega de mais de 4 milhões de doses pelos fornecedores, que serão enviadas aos estados conforme a necessidade, totalizando 11,3 milhões de doses extras. A vacinação direcionada para este público reduz a possibilidade de aglomeração nas Unidades de Saúde em decorrência da procura da vacina.

João Vitor Nunes

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo