DestaqueEducação

Pré-matrícula da rede estadual de ensino pode ser feita até esta segunda-feira

Unidades abrem as portas para quem precisa usar o computador para fazer inscrição

A pré-matrícula da rede estadual de ensino em Minas Gerais pode ser feita até segunda-feira, 06 de janeiro de 2020. O procedimento é a etapa em que os que já estão matriculados, mas que precisam mudar para outra escola estadual ou que desejam ingressar vindos de outras redes, precisam indicar em qual unidade de ensino eles pretendem estudar. Também podem fazer a pré-matrícula aqueles que abandonaram os estudos e desejam voltar às salas de aula no ensino fundamental, no ensino médio ou na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A pré-matrícula deve ser feita pelo site da Secretaria Estadual de Educação através do endereço www.matricula.educacao.mg.gov.br.

Vitória Magalhães

Em Manhuaçu e nas 73 escolas que fazem parte da jurisdição da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Manhuaçu, composta por 18 municípios, terão os computadores disponíveis para os pais/responsáveis ou mesmo os alunos acima de 18 anos para que possam fazer a pré-matrícula, conforme explica a diretora da Superintendência Regional de Ensino de Manhuaçu, Vitória Magalhães. “Após este período não haverá prorrogação do prazo. As escolas estarão abertas até às 17h e os pais ou responsáveis devem procurá-las para dar prosseguimento com a pré-matrícula. E quem morar em Manhuaçu e achar mais fácil ir à Superintendência de Ensino, os computadores estão disponíveis para realizar a inscrição na pré-matrícula”, explica.

Vitória Magalhães reitera que a disponibilidade de vagas será feita de acordo com a disponibilidade física de cada unidade escolar, o tipo de atendimento prestado, o nível de ensino ofertado pela escola. Serão ainda considerados os critérios no encaminhamento dos estudantes conforme ordem apresentada na resolução 4.231/19 da Secretaria Estadual de Educação – que consiste na decisão acerca do Cadastro Escolar. “Tem os critérios para o encaminhamento dos estudantes e que deverão ser considerados no momento da distribuição das vagas”, pontua.

Pré-matrícula
A pré-matrícula deve ser realizada para alunos que estão iniciando os estudos na rede estadual e para estudantes que desejam mudar de escola. Nesta etapa, pais ou responsáveis de estudantes ou os alunos maiores de 18 anos precisam indicar em qual unidade de ensino pretendem estudar.

Também podem fazer a pré-matrícula aqueles que abandonaram os estudos e desejam voltar às salas de aula no ensino fundamental, no ensino médio ou na educação de jovens e adultos. No momento da inscrição, os interessados deverão inserir informações como nome completo do candidato, data de nascimento, endereço completo, número de CPF (se for inscrito), rede escolar de origem, entre outros dados.

Danilo Alves

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo