A Associação de Polícia Mirim de Manhuaçu realizou no sábado, 07/03, no Ginásio Poliesportivo Osvaldo Sad, a formatura da primeira turma da Guarda Mirim. O ginásio ficou repleto de familiares, amigos, paraninfos e convidados dos formandos. Durante a solenidade, momentos de emoção dos familiares, ao verem os filhos concluindo um ciclo de caminhada, que eles sabem o quanto foi desgastante no percurso.
Os 65 alunos passaram onze meses juntos, enfrentando dificuldades, cansaço e sempre na busca da superação com a diretoria da associação, que venceu diversos obstáculos para que o projeto não parasse, para que o sonho dos adolescentes não fosse apagado.
O projeto da Polícia Mirim era um sonho antigo de um grupo de amigos, que arregaçou as “mangas”, para colocá-lo em prática e assim ajudar tantos adolescentes que estavam sem opção de trabalho e ao mesmo tempo por não estarem preparados.
Ao falar sobre o momento de singularidade para a diretoria da associação, o secretário José Antônio Fernandes não se conteve. Em vários momentos se emocionou ao dirigir aos formandos, movido pela alegria ao vê-los ali, na concretização do sonho do grupo de amigos, bem como a demonstração de que foram fortes para vencer os obstáculos. “Eu jamais esquecerei dos momentos passados. Vocês formandos serão sempre lembrados por nós. Deram prova de que são capazes, são inteligentes e sonham com algo cada dia melhor. Nossa alegria é imensa e, com certeza, sentiremos falta, mas alegres ao ver o sucesso de cada um”, disse.
Outro momento que chamou a atenção de todos os presentes foi a premiação aos Alunos Destaque durante o curso e outros que receberam a promoção de Capitães mirins, 1º Ten. Mirim e 2º Ten. Mirim.
O paraninfo da primeira turma da Polícia Mirim, 2o Sgt. Anísio, que participou do projeto como professor voluntário disse de sua alegria ao estar diante dos formandos. “Esses adolescentes nos trazem felicidade e esperança para que tenhamos uma sociedade diferente. Enquanto professor participante da formação deles, estou muito orgulhoso em saber que todos são determinados e sonhadores. Aos pais, que sempre estiveram presentes foi a demonstração da confiança e a importância para o bom resultado”, ressaltou Sgt. Anísio.
Para o presidente da Associação de Polícia Mirim de Manhuaçu, Luiz Fernando “Alemão”, ao ver o projeto chegando ao seu final com a formatura e a alegria dos familiares e dos formandos traz o sentimento de dever cumprido. Ele conta que durante onze meses todos se esforçaram para que o projeto não parasse. Os pais dos alunos também tiveram participação importante, colaborando de todas as formas com a diretoria. “Agora que a primeira turma se formou, o projeto é criar a “Casa Escola” e inserir os guardas mirins que estão aptos a participarem do projeto Menor Aprendiz. O empresariado de Manhuaçu pode colaborar conosco, dando apoio para a continuidade do trabalho. Aos que já nos ajudam, a diretoria do Associação de Polícia Mirim agradece”, finaliza Luiz Fernando.
Eduardo Satil