O primeiro crime ocorreu nesta sexta-feira, 13, onde a PM foi acionada pela vítima, que informou que trafegava na Avenida Felipe Nacif, bairro Baixada em Manhuaçu, com sua motocicleta Honda CB 300R, de cor vermelha, momento em que precisou parar para atender o celular, quando foi surpreendida por dois indivíduos, um deles, portando uma arma de fogo, colocou a arma em seu peito e anunciou o assalto e; logo em seguida, os autores fugiram com o veículo.
Já na tarde de sábado, 14, a PM também foi acionada para atendimento de uma ocorrência de roubo em uma loja de celulares no Distrito de Vila Nova, em Manhuaçu. Neste crime, os autores entraram no estabelecimento comercial, anunciaram o assalto e subtraíram 03 aparelhos celulares. Logo após os autores fugiram em uma motocicleta, CB 300, de cor vermelha. Por meio de imagens do circuito de segurança, foi possível identificar um dos autores de 26 anos, conhecido no meio policial por ser contumaz na prática de crimes; e pelas características da motocicleta utilizada no assalto, os militares relacionaram as diligências desta ocorrência com as do roubo à motocicleta do dia anterior.
Durante a noite de sábado, a PM foi novamente acionada para atendimento de um roubo a veículo, desta vez na Rua Pedro Martins Neto, Centro de São João do Manhuaçu. Imediatamente após receber a informação deste terceiro roubo, as equipes policiais militares do turno realizaram operação de cerco e bloqueio nas vias de acesso ao município de São João. E no distrito de Realeza, o veículo roubado, Nissan Frontier de cor preta, chegou a furar o cerco montado pela PM, sendo acompanhado pelas equipes. Durante a fuga, os autores bateram o veículo, o abandonaram e fugiram à pé, em direção a uma área de mata.
Após grande esforço das equipes policiais militares, por meio da realização de um cerco e buscas pela área de mata, os autores foram localizados e presos, e o simulacro de arma de fogo utilizado nos crimes foi apreendido.
Após a prisão dos autores de 26 e 20 anos, os militares verificaram que eles possuíam características semelhantes aos dos envolvidos no roubo da motocicleta ocorrido na noite de sexta-feira em Manhuaçu e no roubo à uma loja de celulares, na tarde de sábado, em Vila Nova. Ao serem questionados, os autores assumiram os três roubos, sendo ainda reconhecidos por todas as vítimas.
Nesta ação de grande êxito da Polícia Militar, quatro aparelhos celulares também foram recuperados e encaminhados à Delegacia de Polícia Civil, juntamente com os dois autores, para demais providências.
Sargento Cledisson fala sobre a ocorrência