A Polícia Civil de Ponte Nova começa a implantar nesta segunda-feira, 09, a tecnologia do Plantão Digital. Por meio da ferramenta, flagrantes serão formalizados em ambiente virtual por videoconferência. Com a adesão à nova metodologia de trabalho, efetivo de delegados e escrivães que antes estavam empenhados no Plantão Policial Civil serão remanejados para a investigação criminal.
De acordo com o Delegado Regional Carlos Roberto Souza com a inovação, a PC em Ponte Nova irá otimizar seus recursos humanos que passarão a trabalhar em investigações complexas como homicídios, tráficos de drogas, roubos, estupros, violência doméstica, crime organizado dentre outros. “É uma ferramenta tecnológica e uma metodologia de trabalho testadas e aprovadas. Todos procedimentos são gerados com autenticidade e segurança exigidas para documentos virtuais. Nossa experiência em Manhuaçu demonstrou ser o Plantão Digital uma excelente ferramenta de gestão dos recursos humanos que, por vezes ociosos no plantão, passam a realizar a investigação criminal propriamente dita, refletindo na redução da criminalidade”, reforça.
Funcionamento
O plantão digital possibilita a realização de autos de prisão em flagrante por meio de videoconferências, em sala virtual, com a participação de policiais e envolvidos em ocorrências criminais. Ele é integrado por equipes que atuam em dois locais distintos – uma no plantão da delegacia onde ocorreu o fato e a outra no local da delegacia do plantão digital.
Esse diálogo, mantido por videoconferência, é registrado diretamente no sistema oficial da Polícia Civil, o PCNET. As ocorrências são processadas no ambiente virtual, com assinaturas digitais e gravações, garantindo integridade ao processo.
Para aderir ao projeto, basta que a delegacia disponha de computadores com câmeras, uma plataforma virtual (programas baixados gratuitamente) e conexão de internet.
Ouça o áudio do Delegado Regional de Ponte Nova, Dr. Carlos Roberto Souza
Danilo Alves – Com informações da Polícia Civil