A educação passou por uma verdadeira reviravolta na pandemia da covid-19. O giz, a lousa, as conversas e o contato diário ficaram suspensos no último ano. Vieram as aulas em plataformas online e muitos desafios, tanto para professores como para alunos. Desde adaptações com os aparatos tecnológicos e as mídias sociais, não foi um caminho fácil o período de isolamento social e também de luto vivenciado por muitos.
E o dia do professor, comemorado nesta sexta-feira, 15, é mais do que uma data oportuna para agradecer àqueles que mediam a construção do conhecimento, mas é, também, uma oportunidade de dar visibilidade aos desafios e à trajetória de professores e professoras de todo o Brasil, que ensinam, inspiram e orientam alunos da educação básica e educação superior. Assim, a data de hoje evidencia e relembra, mais uma vez, a importância do educador brasileiro para a sociedade – uma figura que supera os obstáculos da profissão para, por meio dela, contribuir significativamente para provocar mudanças sociais, impactar vidas e formar todas as outras profissões.
“Para uma sociedade evoluir, crescer, se transformar, a alternativa que temos é pela educação. E esse processo acontece pelas mãos do professor. É o educador que é esse agente de transformação”, afirma o coordenador geral do Sind-Ute, subsede Manhuaçu, Paulo Bragança.
Danilo Alves – Tribuna do Leste