CidadeDestaque

Defesa Civil alerta para possibilidade de chuvas em Manhuaçu

As chuvas parecem não querer dar ‘trégua’ aos mineiros neste fim de ano, e a previsão dos meteorologistas é que este tempo chuvoso permaneça em todo o estado, até a próxima semana.

De acordo com a coordenadora Municipal de Defesa Civil, Vininha Nacif, existe para os próximos dias uma nova Zona de convergência do Atlântico Sul (ZCAS) que traz umidade para a região sudeste – que está na rota do fenômeno climático. “Devido a essa zona de convergência nós temos previsão de tempo estável na sexta, 17, e sábado, 18, ou seja, tempo nublado com possibilidade de chuva”, disse. Segundo Nacif não existem avisos de tempestades severas responsáveis por formar granizos, vendavais e tornados.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), podem ocorrer chuvas constantes nas regiões Noroeste, Central Mineira, Triângulo, Oeste, Campo das Vertentes, Sul, Zona da Mata, Rio Doce e Metropolitana. No domingo, 19, o Inmet aponta uma redução das chuvas nas áreas do Triângulo e Sul de Minas.

 Defesa Civil e o cadastramento de números de celular para receber alertas via SMS, gratuitamente.

A coordenadora da Defesa Civil de Manhuaçu destaca a importância de cadastrar para receber alertas emitidos pela Defesa Civil Estadual.  Para realizar o cadastro, basta enviar um SMS contendo o CEP de interesse para o número 40199. O serviço é gratuito e é permitido cadastrar mais de um CEP; basta enviar mensagens individuais contendo cada CEP de interesse. O serviço poderá ser cancelado a qualquer momento; basta enviar a palavra SAIR e o CEP para 40199.

Os alertas são destinados a áreas específicas e têm o objetivo de orientar as pessoas quanto aos procedimentos a serem adotados diante do risco de inundações, alagamentos, chuvas intensas ou deslizamentos de terra, entre outras ocorrências.

Por exemplo, diante da previsão de uma chuva intensa, a população de um município ou região pode receber a seguinte mensagem: “Defesa Civil: Alerta risco de enxurrada para [nome do município ou região]. Evite transitar em áreas inundadas. Em emergências, ligue 193”.

O funcionamento do sistema é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e com as operadoras de telefonia móvel.

Danilo Alves – Tribuna do Leste

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo