O Prêmio Innovare anunciou nesta terça-feira (7), durante cerimônia em Brasília, os ganhadores e homenageados da 18ª edição. O prêmio tem o apoio do Grupo Globo e reconhece iniciativas que deixam o Poder Judiciário mais próximo do cidadão. O evento foi transmitido de forma virtual em razão da pandemia de Covid-19.
A Frida – Atendente Virtual da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de Manhuaçu (DEAM) – Acolhimento, simplicidade, eficiência e agilidade no atendimento das meninas e mulheres vítimas de violência doméstica – desenvolvida pela escrivã da DEAM, Ana Rosa Campos, foi vencedora na categoria representou Manhuaçu na categoria Justiça e Cidadania e recebeu a honraria diretamente do ministro do Superior Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli.
De acordo com Ana Rosa Campos a atendente virtual “Frida” é um canal direto entre vítima de violência doméstica e a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) da Polícia Civil. O atendimento é feito por um chatbot programado no WhatsApp, que acolhe a denúncia, esclarece dúvidas, faz uma avaliação preliminar do risco e aciona a polícia em situações de flagrante, inclusive enviando uma viatura (quando a vítima não consegue acionar o 190). Frida evita deslocamentos desnecessários até a delegacia e é inclusiva porque recebe solicitações também por áudio (em casos de vítimas analfabetas).
Neste ano, mais de 630 práticas concorreram. São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais foram os três estados que mais inscreveram práticas. Os finalistas enviaram contribuições de oito estados, além do Distrito Federal: Amazonas, Bahia, Goiás, Minas, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo.
Em 18 anos de existência, o Innovare já premiou mais de 240 práticas, entre mais de 7 mil trabalhos, em diferentes áreas da atuação jurídica. Todas as iniciativas selecionadas são incluídas no Banco de Práticas do Innovare. O Prêmio conta com o apoio de instituições parceiras que colaboram para a credibilidade e prestígio da premiação. Entre elas, estão a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep), Associação dos Juízes Federais (Ajufe), Conselho Federal da OAB, Associação Nacional dos Procuradores de República (ANPR), Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça e Segurança Pública, com o apoio do Grupo Globo.
Danilo Alves – Com informações do G1