CidadeDestaqueSaúde

Reunião mobiliza entidades para conhecimento da rede de urgência e emergência do SAMU Leste do SUL

Nesta quarta-feira, 22, aconteceu na Câmara Municipal de Manhuaçu uma reunião entre as Superintendências Regionais de Saúde de Manhuaçu e Ponte Nova, gestores hospitalares da Macrorregião Leste do Sul e o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Sudeste (CISDESTE). O encontro teve o objetivo de debater a rede de urgência e emergência – a respeito da grade hospitalar e o fluxo de pessoas e os procedimentos adotados acerca da central de regulação diante das situações enfrentadas. 

A implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) 192 na macrorregião de saúde Leste do Sul, que contempla as microrregiões de Ponte Nova, Viçosa e Manhuaçu, está em vias de se concretizar, com a probabilidade de acontecer em meados de julho. As cerimônias de assinatura do Termo de Adesão e do Contrato de Rateio ocorreram nos dias 30 e 31 de maio, em Ponte Nova e Manhuaçu, respectivamente, reunindo prefeitos, gestores municipais de saúde, autoridades regionais e equipe do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Sudeste (Cisdeste), de Juiz de Fora, responsável pelo serviço e pela coordenação da Central de Regulação Única. Para tanto, o Governo do Estado realizou um incremento de cerca de R$ 14 milhões ao contrato de custeio do SAMU Sudeste para integração do SAMU Leste do Sul, devidamente repassado em janeiro deste ano. A contrapartida dos municípios será de R$ 0,38 per capita/mês.

Após aprovação das leis de adesão e crédito junto às câmaras legislativas, adequação das bases, realização de processos seletivos, contratação de profissionais e treinamentos introdutórios, as assinaturas dos termos são a penúltima etapa para execução efetiva do serviço. A grande maioria dos 53 municípios da macrorregião aderiu ao processo, que contará com quatro Unidades de Suporte Avançado (USA’s), distribuídas nos polos das microrregiões, sendo uma em Ponte Nova, uma em Viçosa e duas em Manhuaçu, além de 19 Unidades de Suporte Básico (USB’s), distribuídas nos seguintes municípios: Alvinópolis, Jequeri, Ponte nova, Raul Soares, Rio Casca, São José do Goiabal, Araponga, Teixeiras, Viçosa, Abre Campo, Ipanema, Lajinha, Manhuaçu (2), Manhumirim, Matipó, Mutum, Santana do Manhuaçu e São João do Manhuaçu.

Danilo Alves – Com informações da Secretaria de Estado da Saúde

Comentários

Mostrar Mais

Artigos Relacionados