DestaqueGeral

Funcionamento do SAMU é aguardado para este segundo semestre

Base do SAMU junto ao Corpo de Bombeiros busca a integração dos trabalhos das unidades

Já estamos no segundo semestre deste mês de julho, para quando estava previsto o início do funcionamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – O SAMU 192. Algumas das ambulâncias que vão atender a região já chegaram e estão em Manhuaçu junto ao Corpo de Bombeiros.

As bases, onde ficarão as equipes em alguns municípios também já ficaram prontas como as de Manhumirim, Abre Campo e pelo menos uma das duas de suporte Avançado de Manhuaçu. A data precisa para início dos atendimentos aos chamados ainda não foi definida, e é aguardada com ansiedade pela população.

As duas bases, sendo uma de suporte básico e outra avançada, em Manhuaçu, vão funcionar no mesmo local onde está instalado o Corpo de Bombeiros. A iniciativa, que já ocorre também em outras cidades onde tem unidade do Corpo de Bombeiros, busca integrar os trabalhos que em situações de socorro por problemas de saúde são bem parecidos entre as duas unidades.

Nesse caso, quando ocorre um chamado, é definida a prioridade para o tipo de atendimento e qual equipe será deslocada, como informou o Tenente Flávio Mota, Comandante da Segunda Companhia do Corpo de Bombeiros. Além do atendimento individual do SAMU e Corpo de Bombeiros, o Tenente Flávio Mota também lembrou da possibilidade de equipes mistas trabalhando, dependendo da situação do chamado:

No total serão 19 Unidades de Suporte Básico (USB’s) serão instaladas na região e ficarão nos municípios de Abre Campo, Ipanema, Lajinha, Manhumirim, Matipó, Mutum, Santana do Manhuaçu, São João do Manhuaçu, Alvinópolis, Jequeri, Ponte Nova, Raul Soares, Rio Casca, São José do Goiabal, Araponga, Teixeiras, Viçosa e duas em Manhuaçu, que terá também outras duas Unidades de Suporte Avançado. Ponte Nova e Viçosa também vão receber cada um uma base avançada do SAMU.

Repórter: Júlio Oliveira

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo