A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) encaminhou, nesta quinta-feira (22), o Plano de Outorga e as minutas de edital e contrato da concessão da BR-381 para o Tribunal de Contas da União (TCU), após a aprovação da minuta na Reunião de Diretoria do dia 20 e com o posterior aval do Ministério da Infraestrutura (Minfra). A informação foi divulgada pela ANTT.
Com o encaminhamento, a Corte avaliará o projeto e toda a documentação, que inclui os estudos de viabilidade técnico-econômica e ambiental. Após passar pelo crivo dos ministros, o processo seguirá o cronograma previsto, que tem como expectativa lançar o edital e realizar o leilão no último trimestre de 2022.
A rodovia
O projeto de concessão consiste no trecho de interligação entre os polos de consumo dos municípios de Governador Valadares e Belo Horizonte. O sistema rodoviário permite a conexão entre estados brasileiros e o escoamento de produtos agrícolas, pecuários, mineração e industriais de matrizes econômicas diversificados, representando um importante papel do complexo viário brasileiro.
Em razão de nova política pública promovida pelo Minfra, o trecho rodoviário submetido ao processo de participação e controle social (PPCS) sofreu alteração em relação ao objeto do Edital nº 4/2021, publicado em setembro de 2021, no qual incluía trecho da rodovia BR-262/MG/ES.
Diante da necessidade de tornar o projeto mais atrativo e atual, foram realizados novos estudos, ocasionando mudanças do trecho anteriormente submetido a leilão (Audiência Pública nº 10/2019). Após intenso debate com o setor, o segmento foi desmembrado e foi considerado, na última audiência pública, somente 304 km de extensão da BR-381.
As premissas e inovações do projeto original foram mantidas, como as diretrizes iniciais dos documentos jurídicos. O objetivo da nova audiência pública foi complementar o projeto original e debater as alterações específicas e pontuais a respeito do trecho definido pela política pública.
Pedágio
Com as mudanças nos investimentos e a otimização dos estudos, a tarifa de pedágio proposta foi reduzida em 12,41%. Com relação às melhorias, foram adicionadas algumas obras no Programa de Exploração da Rodovia (PER), e realizados alguns ajustes relacionados às obras de estabilização de taludes do Dnit, nas implantações de rotatórias alongadas, mudança de localização da interseção do km 431,94 e ajuste no quantitativo relacionado à iluminação de curvas côncavas, detalhou a ANTT.
Foto: Diário do Aço / Texto: Coordenação de Imprensa ANTT