O serviço de prevenção à violência doméstica, do 11º Batalhão da Polícia Militar, é desenvolvido por uma patrulha que recebeu treinamento específico para proporcionar um serviço de proteção a vítima e, tem a missão de desestimular ações criminosas no ambiente domiciliar e a quebra do ciclo da violência.
E a sala de prevenção à violência doméstica, inaugurada na última semana no Batalhão é uma extensão do trabalho da Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica.
O novo espaço, a Sala de Prevenção à Violência Doméstica – PVD, é um ambiente que reflete a inovação buscada pela Polícia Militar, de atendimento humanizado, com ambiente acolhedor para aplicação da escuta ativa pela policial militar feminina junto às mulheres vítimas, evitando a retraumatização.
O Sargento Ailton, comandante da Patrulha, destaca, em entrevista concedida à reportagem do Tribuna do Leste, como surgiu a ideia de implantação da sala e quando e como ocorre o atendimento à mulher no novo espaço e destaca que ela foi viabilizada pela destinação de recursos da Justiça, do Legislativo de Manhuaçu e o apoio da APAC.
A soldado Mariane é a responsável por receber e atender as mulheres no novo espaço e destaca o objetivo com o ambiente humanizado. Ela lembra também que as mulheres poderão receber no mesmo espaço, atendimento dos programas integrados na área jurídica, psicológica e assistência social.
Reportagem: Júlio Oliveira