Após lançar esta semana uma cartilha com dicas de segurança e orientações para estudantes e pais, a Polícia Militar anuncia agora uma operação de reforço de segurança, que será ainda mais intensificada nas proximidades de escolas, tanto as públicas quanto particulares em todo o estado de Minas Gerais, a partir desta quinta-feira.
O trabalho ostensivo visa ampliar a segurança e garantir mais tranquilidade para os alunos, profissionais de educação e também os pais. Para essa operação, a Polícia Militar vai usar todo o seu efetivo, incluindo do setor administrativo, aqueles de folga, da Polícia Militar Rodoviária e de Meio Ambiente, como informou o Tenente Oliveira, do 11º Batalhão da Polícia Militar em Manhuaçu.
Enquanto isso, o Núcleo Interinstitucional de Proteção Escolar no Estado de Minas Gerais (Nipemg), criado com o objetivo de discutir ações e protocolos de prevenção à violência e de fortalecimento à rede de proteção às unidades de ensino públicas e privadas de Minas Gerais, informou que já está funcionando em todo o estado o novo protocolo de acesso e segurança.
O novo protocolo para a entrada nas unidades de ensino torna obrigatória a identificação e autorização para o acesso de visitantes nos espaços. Também constam as atribuições do servidor responsável pelo controle de acesso à escola e as ações cotidianas que devem ocorrer no ambiente. Outra medida visa orientar sobre o fluxo para o relato das ocorrências de violência ou de ameaças, de forma regionalizada, a ser seguido da mesma forma pelos gestores escolares.
Neste novo fluxo, os diretores das unidades de ensino estaduais, quando necessário deve acionar a polícia por meio do 190 e comunicação imediata à Superintendência Regional de Ensino. Além disso, toda ameaça direcionada à escola, será encaminhada à Coordenadoria Estadual de Combate aos Crimes Cibernéticos (Coeciber), do MPMG, para a identificação do autor.



