Com o intuito de intensificar as fiscalizações em locais de intervenção ambiental, a 12ª Companhia de Polícia Militar de Meio Ambiente em sintonia com as diretrizes emanadas do Batalhão de Polícia Militar de Meio Ambiente, cumprindo sua missão institucional, desencadeia entre os dias 09 e 12 de maio de 2023 a operação de combate à supressão de vegetação nativa no Setor do 3º Pelotão de Polícia Militar de Meio Ambiente. A operação acontece em Manhuaçu e em outros 11 municípios da região.
O Tenente Rodrigues, Comandante do 3º Pelotão afirma que serão realizadas ações e operações que visem educar, prevenir, fiscalizar e reprimir, infrações e crimes ambientais e também combater a criminalidade violenta na zona rural, promovendo segurança as pessoas que residem e transitam na área. O Comandante afirma que para esta operação, foram deslocados militares de outras frações que somados totalizam 06 equipes de patrulhamento ambiental diariamente.
O Oficial destaca que a proteção e a utilização do Bioma Mata Atlântica têm por objetivo o desenvolvimento sustentável e a salvaguarda da biodiversidade, da saúde humana, dos valores paisagísticos, estéticos e turísticos, do regime hídrico e da estabilidade social. Acrescenta que todos somos responsáveis por cuidar e preservar os recursos ambientais, seja diretamente, com nossas ações diárias de cuidado com os recursos naturais ou informando sobre infrações e crimes contra o meio ambiente. Para fazer uma denúncia o cidadão pode ligar para o telefone 181 do Disque Denúncia. A ligação é gratuita e o sigilo é garantido.



