Com base em análises estatísticas, a 72ª Companhia do 11º Batalhão de Polícia Militar, responsável pelo policiamento no município de Manhuaçu, está desenvolvendo ações de intensificação do combate e da prevenção aos crimes contra o patrimônio, principalmente furtos a estabelecimentos comerciais na área central da cidade.
Apesar dos dados revelarem que há uma redução dos crimes de furtos de maneira geral (19%), no município de Manhuaçu, há uma preocupação da Polícia Militar relacionada aos furtos a estabelecimentos comerciais.
De janeiro a maio de 2022, foram registrados 97 furtos em todo o município de Manhuaçu, e em 2023, somam-se 112 registros. Com destaque à área comercial, que os registros aumentaram de 37 para 60, considerando o mesmo período.
Recentemente a Polícia Militar efetuou importantes prisões de indivíduos contumazes na prática de furtos contra estabelecimentos comerciais. Contudo ressalta a importância da adoção de medidas de autoproteção por parte dos comerciantes, que aliadas ao policiamento com foco na prevenção de furtos na madrugada, poderão inibir a ação de infratores.
Algumas medidas que podem ser adotadas pelos comerciantes para reforçar a segurança são:
– Manter as mercadorias longe das portas de vidro;
– Investir na melhoria do sistema de iluminação;
– Instalar câmeras de vídeo monitoramento;
– Reforçar as fechaduras e instalar barreiras de proteção para inviabilizar a prática do furto na modalidade ‘pescaria’.
– Participar do grupo da rede de comércios protegidos, onde são transmitidas pela PM dicas de segurança e onde há uma interação diária entre comerciantes e Polícia Militar.