CidadeDestaque

Primeira noite cultural é desenvolvida pelo CAPSi em Manhuaçu

O CAPSi Crescer promoveu a sua Primeira Noite Cultural na quarta-feira (13). A iniciativa foi desenvolvida pelos pacientes da unidade e contou com apresentações musicais, exposições de artes e o lançamento da  Revistinha em Quadrinhos “O CAPSinho em: As aparências enganam”, que abordou o preconceito e o estigma em torno dos transtornos mentais – este projeto vinha sendo desenvolvido e  aprimorado há cerca de dois anos, com a sua construção estruturada pelos próprios pacientes do CAPSI.

A Primeira Noite Cultural foi elaborada em virtude das oficinas terapêuticas desenvolvidas junto aos pacientes da instituição, sendo que os atendidos pelo CAPSi recebem estímulos voltados à expressão através da arte – com produção de textos, pinturas, poemas, músicas e dança, conforme destaca a enfermeira e coordenadora do CAPSi, Daiane Pereira Guimarães Fialho. “Por isso surgiu a Primeira Noite Cultural, pois muitos talentos e habilidades são desenvolvidos dentro da unidade. E nós também descobrimos novos talentos por meio dos momentos em que os pacientes são estimulados a se expressar através da arte”, disse.

Trabalho

O CAPSi é um serviço municipal de saúde mental que atende a 232 pacientes que residem em Manhuaçu. Por se tratar de crianças e adolescentes atendidas pela unidade este público recebe tratamento integral e humanizado, conforme explica Daiane Pereira Guimarães Fialho. “Buscamos a reabilitação psicossocial do paciente em conjunto com sua família. E para isso precisamos fazer articulações com projetos sociais, escolas e até mesmo outras instituições, como o Conselho Tutelar, CREAS, o judiciário, dentre outros. Elaboramos um projeto terapêutico singular para cada paciente de forma que cada um seja atendido de forma integral – buscando suprir as necessidades sociais dos pacientes”, salienta.

Danilo Alves – Tribuna do Leste

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo