
A Secretaria de Estado da Educação anunciou a prorrogação até sexta-feira (10/11) do prazo para que os interessados em ingressar ou mudar de escola façam o cadastro escolar 2024, que é um primeiro passo para garantir vaga na rede pública de ensino no próximo ano. O objetivo do cadastro é organizar o próximo ano letivo na rede pública de ensino.
A garantia da vaga ocorre pelo Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem). Os interessados em ingressar ou mudar de escola pública devem realizar as inscrições, exclusivamente, pela internet, por meio do endereço cadastroescolar.educacao.mg.gov.br.
O Cadastro Escolar 2024 também é destinado aos estudantes que pretendem ingressar no Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), em cursos da Educação Profissional em uma escola da rede estadual, ou ainda desejam retomar os estudos por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Os estudantes que já estão em uma escola da rede estadual ou municipal de cidade que aderiu ao Sucem vão ter a vaga garantida na mesma unidade no ano que vem. Em todo o estado, 714 municípios aderiram ao Sucem.
Deve se inscrever no Sucem o estudante que pretende entrar na rede pública de ensino ou que deseja mudar de escola em 2024. Também podem se cadastrar os alunos matriculados em 2023 em escola pública, mas que a unidade de ensino não oferecerá em 2024 o nível de ensino ou ano de escolaridade subsequente a ser cursado pelo estudante.
Aqueles que pretendem retornar aos estudos no ensino fundamental ou ensino médio regular ou na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) também pode se cadastrar, lembrando que para ingresso na EJA é necessário que seja observada a idade mínima de 15 anos para o ensino fundamental e 18 anos para o ensino médio.
Aqueles que não têm acesso à internet poderão comparecer às escolas estaduais e/ou municipais para realizarem a inscrição.
O encaminhamento para a matrícula dos alunos inscritos no Sucem será realizado de acordo com a disponibilidade de vagas por turno, o espaço físico de cada escola, o tipo de atendimento prestado e o nível de ensino oferecido,
O resultado do encaminhamento também será divulgado no dia 5/12. O estudante deverá acessar o site do Sucem, com o seu número de inscrição, para verificar a escola para a qual foi encaminhado, para providenciar a matrícula.
Fonte: Agência Minas