
Na noite desta quarta-feira, 14, o CAPS i Crescer realizou sua segunda noite cultural, em comemoração ao 18 de maio, Dia Nacional da Luta Antimanicomial. O evento marcou também as celebrações pelos 10 anos do serviço em Manhuaçu.
A Luta Antimanicomial é um movimento social e político que se opõe ao sistema de internação nos moldes antigos, (manicômios), defendendo a desinstitucionalização e o tratamento em liberdade das pessoas com transtornos mentais. O movimento busca garantir os direitos humanos e a dignidade das pessoas em sofrimento mental, combatendo o estigma e o preconceito.
Com este movimento tem sido construído ao longo dos últimos anos uma rede de atenção psicossocial que busca a reinserção social e o tratamento humanizado dos pacientes. “Manhuaçu hoje conta com uma rede de saúde mental estruturada graças aos avanços desta luta, e o CAPSi Crescer é um destes serviços que oferta com qualidade, humanização e respeito atendimentos a crianças e adolescentes que sofrem algum transtorno mental grave ou persistente” – informou Luciane Pacine, coordenadora da saúde mental da Secretaria Municipal de Saúde.
O CAPSi foi inaugurado no mês de maio de 2015, e há 10 anos vem fazendo a diferença na vida de muitos usuários e familiares. E para celebrar está data tão simbólica, a equipe da unidade realizou solenidade com direito a coquetel e homenagens, tudo isso em meio a uma exposição que encantou a todos os presentes. “Todos que participaram do nosso evento puderam apreciar diversas atividades artísticas e culturais que permeiam o cuidado prestado aqui” – destacou Daiane Fialho, coordenadora do CAPSi Crescer, acrescentando ainda os serviços que são prestados no dia a dia. “O tratamento envolve diversas ações intra e intersetoriais, com outros setores da saúde, educação e assistência social. Aqui são ofertados atendimentos de psicologia, psiquiatria, enfermagem, serviço social, assistência farmacêutica, suporte familiar, oficinas terapêuticas dentre outros” – finalizou.
A Noite Cultural do CAPSi Crescer contou também com apresentação musical e outros movimentos que envolveram os usuários e seus familiares, além de diversos convidados que de alguma forma contribuem para esse processo de evolução do serviço em Manhuaçu.
SECOM Prefeitura de Manhuaçu