No dia 30 de abril de 2025, a Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Manhuaçu realizou uma cerimônia especial no Salão de Reuniões do SICOOB Credilivre para homenagear os estudantes que se destacaram na edição de 2024 da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).
O evento reuniu alunos de escolas municipais, estaduais e particulares sob a jurisdição da SRE, que receberam medalhas e certificados em reconhecimento ao desempenho na competição, considerada uma das maiores do país no campo da matemática.
Entre os premiados estava Lara Donádio Mendes, estudante de Manhumirim, que conquistou a medalha de bronze na etapa regional. Ao falar sobre a premiação, Lara expressou gratidão e entusiasmo com o reconhecimento: “É muito bom ser contemplada mais uma vez. A OBMEP oferece muitas oportunidades. Embora neste ano eu não tenha conquistado uma medalha nacional, a menção honrosa que recebi foi muito significativa, pois reconhece todo o esforço que dediquei à olimpíada. Fico feliz também por ter conquistado o bronze na regional.”
Lara contou que sua relação com a matemática começou de forma despretensiosa, mas evoluiu com o tempo. “No início, eu não gostava tanto de matemática, mas, ao conhecer a OBMEP, percebi as oportunidades que ela oferecia. Comecei a estudar, resolvendo provas antigas e aprendendo a construir os raciocínios exigidos pela competição. Com o tempo, me apaixonei pela matemática.”
A mãe da estudante, Kenia Pereira Donádio — que também é educadora em Manhumirim —, acompanhou emocionada a premiação. “A Lara se dedica muito, estuda por horas todos os dias e participa do PIC (Programa de Iniciação Científica Jr. da OBMEP), pelo qual recebe uma bolsa há mais de dois anos. Com esse dinheiro, ela comprou até o tablet que usa para estudar. Fico muito feliz e emocionada em vê-la sendo reconhecida”, contou. Kenia revelou ainda que a filha foi aprovada no curso de Medicina por meio do PISM e do SASE, optando por cursar na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com início previsto para 1º de setembro.
A Escola Estadual José Venâncio, de Manhumirim, onde Lara estuda, teve representatividade no evento. O diretor da escola, Rodrigo Rodrigues, destacou o orgulho da comunidade escolar com a conquista dos alunos: “Para nós, é motivo de grande orgulho. É o resultado de uma parceria entre escola, família e alunos. Ver estudantes da escola pública alcançando esse nível de reconhecimento e, no caso da Lara, chegando à faculdade de Medicina em uma universidade federal, é extremamente gratificante.”, disse.
Rodrigo também fez questão de valorizar o avanço da educação pública: “A escola pública precisa ser reconhecida. Temos visto conquistas que, há alguns anos, eram raras. Hoje, a educação pública está crescendo, ganhando méritos e mostrando seu potencial”, finalizou.