
Durante a conferência, foram discutidos cinco eixos centrais: a universalização do acesso aos serviços com equidade e respeito à diversidade; o aperfeiçoamento da gestão e a valorização dos profissionais; a integração de benefícios e serviços; a gestão democrática e comunicação transparente; e a sustentabilidade financeira do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
O presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Paulo Vítor de Souza Santos, destacou que a conferência tem papel fundamental na definição das políticas públicas locais.
A coordenadora do CRAS, Jordana Luíza Andrade, destacou a importância das propostas construídas a partir dos eixos, que servirão de base para o aprimoramento das políticas públicas de assistência social.
A prefeita de Manhuaçu, Maria Imaculada Dutra, ressaltou que o SUAS completa 20 anos com avanços importantes, mas que ainda há desafios a serem enfrentados. Ela enfatizou a necessidade de valorizar o trabalho como meio de emancipação social e defendeu maior visibilidade às ações da assistência, que muitas vezes não são percebidas pela população.