CidadeDestaque

32 mil clientes da Energisa foram afetados por colisões em postes

Maior parte dos acidentes foram registrados em Ubá, Manhuaçu e Cataguases.

Além das festas julinas, o mês de julho é marcado por diversas exposições agropecuárias e eventos na região, isso sem contar que é período de férias. No entanto, esse clima festivo exige atenção redobrada no trânsito. Com o aumento do fluxo de veículos, especialmente à noite, e, muitas vezes, com o consumo de bebidas alcoólicas, os riscos de acidentes crescem — especialmente com estruturas elétricas. Em 2025, somente na região de Manhuaçu foram registrados 13 acidentes com postes. Isso representa 23% de todos os acidentes registrados na área de concessão da Energisa Minas Rio. Ao todo, a concessionária registrou 56 colisões durante o ano.

Esse tipo de colisão pode causar sérios transtornos, que vão desde a interrupção no fornecimento de energia elétrica até acidentes graves envolvendo motoristas, passageiros e pedestres. Por isso, é essencial dirigir com atenção e responsabilidade.

Mesmo assim, imprevistos podem acontecer. Nesses momentos, saber como agir com segurança é fundamental. A seguir, veja o que fazer em caso de colisão com um poste:

•    Mantenha a calma e permaneça dentro do veículo, sem tocar nas partes metálicas.

•    Caso não seja um ocupante do veículo, mantenha distância e informe às pessoas próximas sobre o risco de choque elétrico.

•    Acione imediatamente o Corpo de Bombeiros (193) e a Energisa (0800 032 0196).

•    Aguarde a chegada de uma equipe especializada da distribuidora, que irá realizar os procedimentos com a máxima segurança.

•    Não toque no poste ou nos fios elétricos. Mesmo que pareçam inofensivos, os fios podem estar energizados e representar um risco à vida.

Ligações provisórias

Além dos cuidados para quem vai aproveitar o período festivo, a Energisa faz um alerta importante para aqueles que irão trabalhar durante os dias de festa. A primeira orientação é não fazer ligações clandestinas. Além de crime, oferece alto risco de acidente e pode ser fatal. Somente a Energisa pode executar ligação provisória de energia. “Essas instalações são extremamente perigosas e podem causar curtos-circuitos, incêndios e até mesmo choques elétricos fatais. É essencial que todos utilizem apenas ligações regulares e seguras,” alerta Valtair Teodoro, gerente de manutenção da Energisa Minas Rio.
Se precisar fazer qualquer tipo de instalação elétrica na parte interna, a orientação é procurar um profissional qualificado para realizar o serviço. Para os clientes que desejam esse tipo atendimento que envolva a rede de distribuição da Energisa, o ideal é que a solicitação seja feita junto à concessionária com, no mínimo, 30 dias de antecedência. O mesmo vale para outros eventos públicos como exposições e shows.

Segurança nos detalhes

A decoração também requer cuidados especiais. Prefira:

•    Extensões e tomadas de boa qualidade, que reduzam o risco de curtos-circuitos.

•    Materiais resistentes ao fogo, principalmente próximos a fogueiras ou fogos de artifício.

•    Lâmpadas LED, que são mais eficientes e seguras.

•    Ambientes livres de obstáculos, para garantir rotas de saída livres em caso de emergência.

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo