Destaque

Celebrado neste sábado o dia da gastronomia mineira

Comidas típicas refletem história, tradição e sabor da cultura mineira

Neste sábado (05), é comemorado o Dia da Gastronomia Mineira, uma data criada em 2012, por meio da Lei 20.577, com o objetivo de incentivar eventos e ações voltadas à valorização da rica tradição culinária do estado. Conhecida em todo o país por seu sabor caseiro, hospitalidade à mesa e uso de ingredientes locais, a cozinha mineira é um verdadeiro patrimônio cultural.

Ela se destaca pela diversidade de pratos que remontam ao período colonial, com receitas passadas de geração em geração. Feijão tropeiro, frango com quiabo, tutu de feijão, vaca atolada, angu, pão de queijo, doce de leite e goiabada cascão são apenas alguns dos exemplos que encantam moradores e turistas

Para a professora argentina Evangelina Bajo, Docente de Gastronomia no Senac , a culinária mineira é marcada pelos temperos. “Ela é muito conhecida pelos temperos, pela variedade de ingredientes, eu acho que vai mais pelo carinho que o mineiro coloca os temperinhos, eu chamo do piripipi que colocamos na comida para fazer ela mais acolhedora”, destacou.

Com forte influência indígena, portuguesa e africana, a comida mineira é resultado de um caldeirão de culturas que se fundiram ao longo da história.

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo