
O Consórcio Intermunicipal Multissetorial da Região do Entorno do Caparaó (Cis-Caparaó) realizou, nesta quarta-feira (30), a entrega de nove novos ônibus do programa Transporta SUS. A cerimônia aconteceu durante a Assembleia Geral dos Municípios, na Câmara de Simonésia, e contou com a presença de autoridades regionais.
Com os novos veículos, a frota do consórcio passa a contar com 26 automóveis – sendo 24 micro-ônibus e duas vans – utilizados para o transporte de pacientes que realizam tratamento fora de seus municípios de origem. O serviço é mantido em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais e atende os municípios de Chalé, Conceição de Ipanema, Durandé, Ipanema, Lajinha, Luisburgo, Mutum, Pocrane, Reduto, São João do Manhuaçu, Santana do Manhuaçu, São José do Mantimento, Simonésia e Taparuba.
Durante o evento, o secretário executivo do Cis-Caparaó, Felipe Rodrigues Clemente, enfatizou a evolução do programa. “Estamos aqui na cerimônia de entrega de nove veículos do Transporta SUS para os municípios consorciados ao Cis-Caparaó. No ano passado, entregamos o primeiro lote com dez veículos, e agora somamos mais nove. Para nós é uma satisfação enorme, em nome do consórcio, agradecer ao governador Romeu Zema e ao secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, além de toda a equipe do Transporta SUS e da Superintendência Regional de Saúde de Manhuaçu”, declarou.
Felipe ressaltou o papel dos consórcios na gestão pública. “Esse reconhecimento mostra que os consórcios são instrumentos eficientes de gestão nos territórios. Esses veículos irão atender os pacientes que, durante anos, viajaram em condições precárias. Agora, contarão com ônibus zero quilômetro, com ar-condicionado e acessibilidade, inclusive com cadeiras elevatórias para pessoas com deficiência. Isso é dignidade no transporte”, completou.
A prefeita de Simonésia e presidente do Cis-Caparaó, Marinalva Ferreira, também destacou a importância da ação. “Agradecemos a Deus por momentos como esse, tão importantes para os municípios. Esse resultado é fruto de uma equipe comprometida, que trabalha com responsabilidade no dia a dia. A cada ponta, tem alguém fazendo seu melhor para atender bem o nosso povo”, disse.
Marinalva também elogiou a articulação com o governo estadual. “Nosso reconhecimento ao governo do estado, que tem visto os consórcios como uma porta de soluções, especialmente na saúde pública. Esses nove ônibus zero quilômetro são uma melhoria real, que vai permitir aos pacientes fazerem seus tratamentos com mais conforto e dignidade. Isso chega como resposta ao esforço de todos os envolvidos”, concluiu.
Também participaram da assembleia representantes de diversas instituições da região, como o comandante do 11º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Flávio, além de representantes do Hospital César Leite, que apresentaram projetos de parceria com os municípios.