O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, esteve nesta quinta-feira (24) em visita a dois importantes municípios da Zona da Mata mineira: Matipó e Manhumirim.
Na ocasião, o secretário destacou que as visitas às duas unidades visam acompanhar de perto os investimentos na saúde pública e alinhar ações para fortalecer o atendimento hospitalar e a formação de mão de obra qualificada.
Em Matipó, ele acompanhou de perto o andamento das obras do Hospital Escola Gardingo, que contará com 500 leitos e será referência tanto na formação de profissionais da área da saúde quanto no atendimento à população da região.
Já em Manhumirim, Baccheretti visitou o Hospital Padre Júlio Maria. O secretário destacou a importância da instituição, que é de grande relevância para o município e cidades vizinhas. “É um hospital importante para nossa macrorregião de saúde, a leste do sul. Eu falo que essa região precisa muito de um olhar nosso, da secretaria de saúde, porque é uma macrorregião, recente, relativamente recente que precisa de todo o apoio. Esse hospital é uma grande oportunidade para gente, porque aqui nós temos um CTI aberto, um tomógrafo novo que está sendo instalado e nós temos uma equipe capaz de fazer cirurgias eletivas que é um grande gargalo na região. enquanto o César Leite se dedica a urgência e emergência, nós temos uma região precisando de cirurgias eletivas”, disse o secretário.
O diretor-presidente do hospital, padre Marcos Antônio, reforça que a visita do secretário representa uma união entre o Estado e a instituição, que visa ampliar a área de atendimento. “Representa para nós um diálogo, uma proximidade do estado com essa instituição e ao mesmo tempo para nós nos enche de esperança, pois nós queremos ampliar a nossa área de aqui de atendimento, com serviço de políticas de saúde”, ressaltou o diretor-presidente.
Já o diretor financeiro, diácono Frater Felipe Cunha, destaca que há vários desafios para manter a qualidade dos atendimentos do hospital. “Eles têm feito isso em várias regiões de proximidade com as instituições hospitalares para conhecer de perto a realidade do nosso estado, da saúde pública. São muitos os desafios aqui no hospital, Padre Júlio Maria. estamos com diversas iniciativas e projetos para melhorar a ampliar o serviço e a qualidade do atendimento”, destacou o diretor financeiro.