O Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado em 29 de agosto, tem como objetivo sensibilizar e mobilizar a população sobre os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais provocados pelo tabaco. Criada em 1986, a data marcou o início da normatização voltada ao controle do tabagismo como problema de saúde coletiva no Brasil.
Em Manhuaçu, a coordenadora da equipe multidisciplinar, Elaine Amorim, ressaltou os riscos do cigarro para a saúde. “Em tempos onde tinham propagandas, o número de usuários era muito maior. Caiu, mas ainda não está em um patamar desejável, a gente queria zerar, porque a gente sabe que é prejudicial à saúde”, destacou.
Ações realizadas em Manhuaçu:
No município, grupos de apoio ao tabaco são formados para auxiliar pessoas que desejam parar de fumar. Com duração de seis meses, os encontros oferecem acompanhamento médico e psicológico.
Nesta semana, foi encerrado o grupo de tabaco do distrito de Dom Corrêa, que contou com a participação de 10 pessoas.

Já em setembro, um novo grupo será disponibilizado. Os interessados devem procurar sua unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF). A expectativa é de que os encontros comecem no dia 17 de setembro.