CidadeDestaqueSaúde

Dia Nacional de Combate ao Fumo reforça ações de prevenção em Manhuaçu

No município, grupos de apoio ao tabaco são formados para auxiliar pessoas que desejam parar de fumar.

O Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado em 29 de agosto, tem como objetivo sensibilizar e mobilizar a população sobre os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais provocados pelo tabaco. Criada em 1986, a data marcou o início da normatização voltada ao controle do tabagismo como problema de saúde coletiva no Brasil.

Em Manhuaçu, a coordenadora da equipe multidisciplinar, Elaine Amorim, ressaltou os riscos do cigarro para a saúde. “Em tempos onde tinham propagandas, o número de usuários era muito maior. Caiu, mas ainda não está em um patamar desejável, a gente queria zerar, porque a gente sabe que é prejudicial à saúde”, destacou.

Ações realizadas em Manhuaçu:

No município, grupos de apoio ao tabaco são formados para auxiliar pessoas que desejam parar de fumar. Com duração de seis meses, os encontros oferecem acompanhamento médico e psicológico.

Nesta semana, foi encerrado o grupo de tabaco do distrito de Dom Corrêa, que contou com a participação de 10 pessoas.

Grupo de Dom Corrêa - arquivo pessoal
Pessoas que participaram do grupo de tabaco do Distrito de Dom Corrêa

Já em setembro, um novo grupo será disponibilizado. Os interessados devem procurar sua unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF). A expectativa é de que os encontros comecem no dia 17 de setembro.

 

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo