
Nessa terça-feira (26/8), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) prendeu um homem, de 26 anos, investigado pela prática de diversos crimes de estelionato. A prisão foi realizada na cidade de Caratinga.
O suspeito, natural de Divinópolis, cidade a cerca de 400 quilômetros do local da prisão, estaria atuando em diferentes cidades de Minas Gerais, sendo atribuídas a ele 24 ocorrências de estelionato, além de registros em outros estados, como Mato Grosso do Sul.
Entre as fraudes apuradas pela PCMG, está a utilização de veículos “dublês” e a indução de vítimas a investirem em negócios fictícios.
Modo de agir
Segundo a delegada Adriene Lopes, por meio de contatos em redes sociais, o investigado se aproximava e convencia as vítimas sobre os benefícios do suposto negócio proposto. Ele chegou a criar grupos de mensagens para transmitir credibilidade e atrair novos investidores.
Após os pagamentos, para os quais ele apresentava notas fiscais falsas, o homem deixava de cumprir as promessas e, em alguns casos, fazia ameaças às vítimas. Os valores obtidos com os golpes ultrapassam R$ 500 mil.
A delegada contou que, no percurso do inquérito, novos casos foram registrados, inclusive com uma vítima idosa.
A delegada informou que, durante o curso do inquérito, novos casos foram registrados, incluindo o de uma vítima idosa. “Todas as pessoas lesadas manifestaram interesse em representar criminalmente contra o suspeito e a Polícia Civil segue empenhada em reprimir tais condutas criminosas”, ressaltou Lopes, acrescentando que as investigações prosseguem para apurar a possível participação de outras pessoas no esquema criminoso.