A primeira sede do Reduto do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) foi inaugurada na última sexta-feira, dia 15 de agosto. O objetivo do CREAS é atender às vítimas de violência ou de violações de direitos, e em Reduto já estava em atuação há dois meses, período em que os atendimentos foram realizados em conjunto com a unidade do CRAS da cidade.
A coordenadora do Centro de Referência de Reduto, Winnie de Souza, explicou como ocorre o direcionamento da vítima a uma unidade do CREAS: “CRAS e CREAS, nós andamos de mãos dadas. Quando a demanda chega até o CRAS e é verificado que houve violação de direitos, o CRAS, como toda a rede, encaminha essa demanda para nós no CREAS, e nós seguimos todos os acompanhamentos.”
A prefeita de Reduto, Cíntia de Matos, falou sobre a representatividade da inauguração do CREAS para a população da cidade e disse que é um momento histórico para o município. A unidade do Centro de Referência Especializado em Assistência Social está localizada na Rua São João Batista, nº 71, no centro de Reduto. Lá, vítimas de violência podem encontrar suporte de assistentes sociais, psicólogos, advogados e educadores sociais.
Lorena Correia – Tribuna do Leste