O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) iniciou no dia 31 de julho, um roteiro itinerante para levar os serviços da Justiça Eleitoral a municípios que não possuem sede de zona eleitoral. A iniciativa, batizada de “Caravana da Biometria”, percorrerá dez cidades mineiras até dezembro de 2025, com o objetivo principal de ampliar o cadastramento biométrico de eleitores.
A seleção das cidades considerou o índice atual de eleitores biometrizados, além de fatores técnicos para viabilizar a permanência do ônibus e a realização dos atendimentos, como fornecimento de energia elétrica, conexão de internet, segurança e disponibilidade de servidores para o mutirão.
Simonésia entre as primeiras cidades atendidas
Após a primeira parada em Ipaba, no Vale do Rio Doce, a Caravana da Biometria chega a Simonésia, na Zona da Mata, nesta quarta-feira (14), permanecendo até 24 de agosto.
Local: Área de Eventos Fernando Dias. Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira, das 10h às 17h; sábados e domingos, das 9h às 17h.
Para ser atendido, o eleitor deve apresentar documento oficial de identidade e comprovante de endereço. Homens que completam 19 anos em 2025 também precisam levar o comprovante de quitação do serviço militar.
Atendimento itinerante em várias regiões do estado
Ao longo dos próximos meses, o ônibus do TRE-MG também passará por municípios do Sul de Minas, Alto Paranaíba, Norte de Minas, Vale do Jequitinhonha e Vale do Mucuri. As próximas localidades e datas serão divulgadas conforme confirmação da agenda.
Biometria em Minas Gerais
O cadastramento biométrico em Minas Gerais teve início em 2009. Atualmente, mais de 11 milhões de eleitores — o equivalente a 70,53% do eleitorado mineiro — já tiveram a biometria coletada.
Em 259 municípios, a revisão biométrica foi concluída; em outras 594 cidades, o procedimento segue em andamento, sem prazo definido para o comparecimento obrigatório.
Mais informações podem ser obtidas pelo Disque-Eleitor, pelo número 148 (ligação em Minas Gerais) ou pelo telefone (31) 2116-3600.
Danilo Alves – Tribuna do Leste