CidadeDestaqueSaúde

Terceiro LIRAa de 2025 aponta queda de 54% na infestação do Aedes aegypti em Manhuaçu

O terceiro Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) de 2025, realizado no início de agosto, registrou índice de 0,6%, uma redução de 54% em relação ao resultado de maio deste ano, que foi de 1,1%. O cenário atual é considerado de baixo risco para surtos de arboviroses, mas as autoridades sanitárias alertam: ainda não é hora de relaxar.

De acordo com a Vigilância Ambiental, o resultado positivo é fruto de diversos fatores, como as condições climáticas, mas o destaque vai para o trabalho contínuo e intensivo dos agentes de combate a endemias. “Todos sabem que nossos agentes atuam incansavelmente ao longo do ano. Nos primeiros meses de 2025, intensificamos as ações, pois é o período de maior risco, somado à expectativa de uma epidemia. O resultado está aí: mantivemos a queda do LIRAa em comparação ao último levantamento. Porém, é essencial que a população continue colaborando e não deixe água parada”, ressalta Leonardo Mota de Sales, coordenador da Vigilância Ambiental.

Ao contrário do levantamento de maio, quando todas as regiões monitoradas apresentaram índice acima da média do município, neste levantamento apenas duas áreas ficaram acima do índice geral. Os principais focos continuam sendo encontrados dentro das residências.

“A situação se repete: a maioria das larvas está em recipientes domésticos, como vasos de plantas, bebedouros de animais, bandejas de degelo de geladeiras, caixas d’água e outros reservatórios. Para mantermos bons resultados, é fundamental que cada morador vistorie sua casa e permita a entrada dos agentes de endemias durante as visitas”, reforça Leonardo.

SECOM Prefeitura de Manhuaçu

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo