
Com o início do período chuvoso, a Energisa orienta os consumidores sobre os cuidados com árvores que crescem perto da rede elétrica. Só neste ano, cerca de 55 clientes ficaram sem energia por causa de galhos encostando nos fios ou que caíram na rede, número que representa um aumento de 125% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Durante tempestades, árvores muito próximas da rede elétrica podem representar um risco. Galhos que não foram podados com antecedência podem se mover com o vento, encostar nos fios ou até mesmo caíram na rede, o que pode causar interrupções no fornecimento de energia e o rompimento de cabos. Isso afeta o dia a dia da população e pode colocar em risco quem circula pelo local.
A responsabilidade pela poda depende de onde a árvore está. Em ambientes públicos, como praças, calçadas e ruas, o serviço é feito pela prefeitura. Já em terrenos particulares, o dono do imóvel precisa contratar profissionais qualificados para realizar o serviço. A Energisa só entra em ação quando os galhos estão muito próximos da rede elétrica e oferecem risco. Por isso, a empresa reforça a importância de seguir as orientações para evitar acidentes com a energia.
“A vegetação próxima à rede elétrica é uma das principais causas de falta de energia, principalmente durante o período chuvoso. Quando galhos encostam nos fios ou caem na rede, podem interromper o fornecimento não só para residências, mas também para locais essenciais como hospitais, escolas e postos de saúde. Por isso, é fundamental que cada um faça sua parte — seja o poder público ou o proprietário do imóvel — para garantir mais segurança e evitar transtornos para toda a comunidade” destaca Filipe Dini, gerente de Operações da Energisa Minas Rio.
Pensando em formas de apoiar esse cuidado e garantir mais segurança para a população, a Energisa tem apostado em tecnologia e inovação. Embora a responsabilidade pela poda das árvores não seja da Energisa, a empresa desenvolveu o sistema VERA. A ferramenta utiliza inteligência artificial para identificar e cadastrar cada árvore próxima à rede elétrica, permitindo o acompanhamento do seu crescimento. Com isso, é possível indicar o momento mais adequado para a poda, contribuindo para a continuidade do fornecimento de energia e a segurança da população.
Cuidados no momento de plantar, como escolher o local e a espécie certa, também ajudam a manter a rede elétrica funcionando com segurança. Pensando nisso, a Energisa compartilha algumas dicas simples que fazem toda a diferença:
- Evite plantar árvores embaixo ou muito perto da rede elétrica;
- Em calçadas, escolha árvores de pequeno porte, com altura máxima de 4 metros;
- No seu jardim, prefira plantas que não cresçam muito;
- Na área rural, mantenha uma distância mínima de 10 metros entre a vegetação e a rede elétrica.
Em caso de acidente com cabos partidos, não se aproxime. Entre em contato com a Energisa:
- Energisa On: www.energisa.com.br/energisaon
- Gisa: www.energisa.com.br/gisa
- Call Center: 0800 032 0196