CidadeDestaqueEducação

Dia Nacional do Surdo destaca luta por acessibilidade e direitos

Nesta sexta-feira, 26 de setembro, é celebrado o Dia Nacional do Surdo, data que reforça a importância da inclusão e do respeito aos direitos da comunidade surda no Brasil.

Instituído pela Lei nº 11.796/2008, o Dia Nacional do Surdo homenageia a fundação do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), no Rio de Janeiro — a primeira escola voltada para pessoas surdas no país. A data é um símbolo da luta histórica da comunidade surda por reconhecimento, visibilidade e acessibilidade.

De acordo com o professor de Libras, Fernando Portes, a data não é apenas comemorativa, mas um momento para reflexão sobre os avanços conquistados e os desafios que ainda persistem. “Então, hoje, comemorar o Dia dos Surdos é dar essa visibilidade, dar voz às pessoas que não utilizam a oralidade, mas utilizam as mãos nessa comunicação, e falar assim, o direito da pessoa surda tem que ser assistido e garantido de forma eficaz.”, afirmou.

Fernando destaca ainda que a presença de intérpretes de Libras em escolas públicas e privadas, bem como em meios de comunicação, representa um avanço importante, mas que apesar dos avanços ainda há necessidade do cumprimento efetivo das leis públicas de acessibilidade. Ele defende que a Libras seja amplamente difundida, principalmente entre os profissionais da educação e da saúde, para garantir um atendimento mais humanizado. “Esperamos que a gestão pública faça valer a lei municipal, a lei do Estado e, sobretudo, a lei federal, onde garante o acesso da língua de sinais para a comunicação das pessoas surdas e que mais pessoas, sobretudo os acadêmicos das faculdades, onde aprendem como conteúdo de disciplina, a Libras, uma modalidade de comunicação, porque nós acreditamos, uma vez que eles aprenderem a Libras, nós teremos aí profissionais mais bem formatados e um atendimento humanizado, de fato.”, conclui.

O Dia Nacional do Surdo reforça o compromisso social com a acessibilidade, a equidade e o respeito às diferenças. Mais do que uma data no calendário, é um chamado à ação pela construção de uma sociedade verdadeiramente inclusiva.

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo