Em alusão ao Dia da Árvore, comemorado no último domingo, 21 de setembro, alunos da Escola Municipal Ponte da Aldeia protagonizaram, nesta terça-feira, uma ação de conscientização ambiental seguida do plantio de mudas às margens do rio Manhuaçu, nas proximidades da ponte Geraldo Perígolo. A iniciativa marca o lançamento de um projeto de arborização que vai ser conduzido pela secretaria municipal de Agricultura e Desenvolvimento Sustentável.
A Escola Municipal Ponte da Aldeia incentiva a participação das crianças no Projeto de Educação Ambiental – PROGEA, desenvolvido em parceria com a Polícia Militar de meio Ambiente. Na mobilização desta terça-feira, alguns estudantes não somente participaram do plantio como também batizaram cada muda com seus nomes — um gesto simbólico que reforça a responsabilidade e o apego dos estudantes às árvores plantadas. A cerimônia teve ainda a presença da prefeita Imaculada, do secretário de Educação Daniel Vieira, dos vereadores Kilder Perígolo e Gedival Breder e da coordenação e professores da escola.
A ação desta terça-feira marca apenas o início do compromisso com o verde. A escola planeja acompanhar de perto o desenvolvimento das mudas, promovendo manutenção e monitoramento. Também estão previstas futuras atividades pedagógicas, como visitas ao local do plantio, observações científicas, e envolvimento da comunidade para ampliar o alcance do projeto.
Segundo o Engenheiro Ambiental Otávio Augusto, da secretaria municipal de Agricultura e Desenvolvimento Sustetável, o objetivo do projeto vai além da celebração da data. “ Esta iniciativa busca promover, ao longo do ano, a recuperação e preservação da mata ciliar próxima ao rio, melhorar a qualidade ambiental local e fomentar nos alunos o senso de cidadania e cuidado com o meio ambiente” – destacou.
SECOM Manhuaçu