Durante a semana de Vivência Legislativa, realizada entre os dias 18 e 22 de agosto, os 27 estudantes selecionados — um de cada estado e do Distrito Federal — tiveram a oportunidade de conhecer, na prática, o funcionamento do Poder Legislativo brasileiro.
A estudante Luísa Rodrigues, de 15 anos, da Escola Estadual Antônio Silva Rocha, localizada no distrito de Vilanova, em Manhuaçu, representou o estado de Minas Gerais no programa Jovem Senador 2025. Luísa foi selecionada através da sua redação que abordava o tema do Jovem Senador 2025, “Emergência climática: pense no futuro, aja no presente”.

Ao longo da semana, os participantes foram divididos em grupos. Cada equipe elaborou um projeto de lei, que segue em análise e poderá tramitar como sugestão legislativa.
Luísa falou sobre a experiência de participar da Vivência Legislativa em Brasília. “ A gente aprendeu como faz as leis com consultores dos próprios senadores, que nos ajudaram a formular nossa própria lei. tendo contato com alunos de vários estados do país a gente teve uma troca cultural muito legal. Desde os meus 13, eu já queria ser promotora, fazer Direito e trabalhar como promotora, e agora tá realmente mais forte, eu tenho certeza disso”, ressaltou.