Com a chegada da primavera, o aumento da incidência de luz solar e a maior duração dos dias favorecem o crescimento das plantas. Esses fatores estimulam a fotossíntese e intensificam o florescimento, beneficiando diretamente o setor de floricultura.
De acordo com o floricultor Lucas Borella, essa é a época do ano em que ocorre o florescimento de espécies como orquídeas e lírios, aumentando a oferta e a variedade de flores disponíveis no mercado e proporcionando uma maior diversidade de cores e espécies, com flores que, em outras estações, aparecem em poucas tonalidades.
Segundo ele, é nesse período que há maior procura por buquês e decorações florais, o clima mais quente também influencia positivamente a produção. Espécies como a rosa, que no inverno apresentam flores menores e com menor abertura devido ao frio, têm seu desenvolvimento favorecido com o calor. Com isso, a oferta cresce e a qualidade dos buquês melhora.
Além disso, o aumento da demanda de consumidores também é percebida no mercado, para Lucas, a demanda também cresce impulsionada por eventos como casamentos e festas pensadas nesta época por conta do clima favorável e da disponibilidade de flores. Segundo o floricultor, os dados preliminares indicam um crescimento nas vendas em relação ao mesmo período do ano anterior, reforçando o impacto positivo da estação sobre o setor: “Então esse início da primavera ele traz sim esse aumento, a gente não sabe, a gente está comparando recentemente os dados mais a fundo, mas a gente já nota um crescimento comparado ao ano passado, então traz sim um impacto para a gente também, além da economia, pelo fato das flores serem mais sólidas nessa época do ano.” afirmou.
Lorena Correia – Tribuna do Leste



