DestaquePolicial

Polícia Militar prende 432 autores de violência doméstica em Minas

Prisões são resultados da Operação Agosto Lilás, que teve como objetivo potencializar as ações voltadas ao enfrentamento à violência contra a mulher

Ao longo de agosto, a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), por meio das Radiopatrulhas de Proteção à Mulher (RpPM), realizou cerca de 5 mil operações de prevenção à violência doméstica, que resultaram em 432 prisões – sendo 198 por mandados em aberto e o restante em flagrante, todos com passagens por violência doméstica. Foram 3.600 pessoas abordadas no período.

A iniciativa integrou a Operação Agosto Lilás, que buscou intensificar o enfrentamento à violência contra a mulher, reafirmando o compromisso da PM com a proteção dos direitos fundamentais e da segurança da população, em especial das mulheres.

As RpPM também realizaram 1.400 visitas preventivas com base no Protocolo de Segunda Resposta, além da distribuição de materiais educativos, 202 reuniões com órgãos da Rede de Enfrentamento e 677 palestras sobre o tema.

Segundo a major Layla Brunnela, chefe do Centro de Jornalismo Policial da PM, as prisões ocorreram em todas as 19 Regiões de Polícia Militar, com destaque para Belo Horizonte, onde 32 pessoas foram presas. Parte dos mandados foi cumprida em ação conjunta com a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco), a partir da análise de um banco de dados de indivíduos com passagens por crimes, incluindo violência doméstica.

Desde 2010, a PM mantém o serviço de Prevenção à Violência Doméstica (PVD), presente de forma fixa em 172 municípios, atendendo os demais por meio de Radiopatrulhas capacitadas. A major destacou que a presença ostensiva da PM nos 853 municípios mineiros faz da Instituição a principal porta de entrada para ocorrências de violência doméstica, lembrando que 100% do efetivo é treinado para o acolhimento das vítimas.

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo