
A partir desta terça-feira (14), pais, responsáveis e estudantes poderão realizar o Cadastro Escolar 2026 das redes municipal e estadual de ensino. O período segue até o dia 14 de novembro e as inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site www.cadastroescolar.educacao.mg.gov.br
O cadastro é realizado pelo Sistema Único de Cadastro Escolar e Encaminhamento para Matrícula (SUCEM), da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, e também adotado pela Secretaria Municipal de Educação de Manhuaçu.
A Secretaria reforça que o cadastro não é matrícula. Após o encaminhamento, será necessário comparecer à escola designada durante o período oficial de matrícula, apresentando a documentação exigida. Quem não fizer o cadastro dentro do prazo, poderá participar apenas do processo de vagas remanescentes.
Quem deve se inscrever
- Crianças com 6 anos completos ou a completar até 31 de março de 2026 (1º ano do Ensino Fundamental);
- Alunos da rede pública que precisam mudar de escola por falta de continuidade ou mudança de endereço;
- Estudantes da rede privada que desejam ingressar na rede pública;
- Jovens e adultos que pretendem retornar aos estudos pelo EJA (a partir de 15 anos para o Ensino Fundamental e 18 anos para o Ensino Médio);
- Interessados em cursos da Educação Profissional da rede estadual.
A Prefeitura de Manhuaçu, por meio da Secretaria Municipal de Educação, reforça a importância da participação de toda a comunidade escolar no processo, garantindo o acesso à educação pública de qualidade para todos.
SECOM Prefeitura de Manhuaçu