Uma comitiva canadense de potenciais compradores de café pelo sistema fair trade visitou a Cooperativa COORPOL, em Manhuaçu, e provou o café premiado da região. O grupo conheceu as lavouras dos produtores Ercilei de Oliveira e Fabiano Diniz, campeões do Concurso Golden Cup, e visitou as sedes da COORPOL Café (São Sebastião do Sacramento) e COORPOL ACEAS (Comunidade dos Diniz, distrito de Dom Corrêa).
O presidente da COORPOL, Flânio Alves da Silva, destacou a importância da visita para ampliar os laços de comercialização e valorizou o trabalho social realizado com mulheres, jovens e produtores, fortalecendo o cooperativismo e a diversificação da agricultura.
Os visitantes elogiaram a qualidade do café e o impacto do fair trade. Aneta Rybak, da rede de supermercados Loblaws, destacou que “os agricultores alimentam as pessoas e o trabalho da cooperativa garante café de qualidade por gerações”. Bastien Ouellet, da Café William, elogiou o foco na produção e na qualidade, enquanto Garinē Aintablian destacou a diferença entre cafés Arábica e Robusta e a importância do fair trade no Canadá.
Paulo Ferreira, da CLAC, reforçou que a visita permite mostrar aos mercados internacionais o impacto positivo do fair trade e das cooperativas na vida dos produtores. Gilmar Alves da Silva, vice-presidente da COORPOL ACEAS, comentou que os canadenses também se interessaram pelo lado social da cooperativa e pelo envolvimento das comunidades nas ações.



