A escritora Núbia Oliveira lançará o livro “As Lembranças no Barraco de Lalinha” no próximo mês. A obra narra a história de Lalinha, uma menina pobre que vive com a mãe e a irmã sob a violência do pai.
O livro é inspirado na história da mãe da escritora e relata uma jornada marcada por coragem, fé e descobertas. Núbia Oliveira explicou a origem do projeto. “Esse livro é muito importante para mim porque quando eu o escrevi, escrevi por um pedido de minha mãe. Quando eu era criança, a minha mãe disse: ‘Filha, escreva um livro da minha história de vida’. Eu disse: ‘Mãe, como escrever? Não sei ler nem escrever.’ Ela disse: ‘Tudo bem’. E aí eu cuidava dela na cama e todos os dias ela ia me contando a história. Quer dizer que ela ia me preparando.”
Núbia Oliveira enfrentou dificuldades na trajetória: “O mundo disse para mim que eu não podia, porque eu não fiz uma faculdade, porque também não sabia ler nem escrever. A vida foi muito dura, trabalhei como babá, faxineira, na roça, tudo isso.”
A escritora também relaciona a escrita com a cura pessoal. “Foi minha cura, porque as minhas lágrimas era quando eu voltava ao passado e apresentava o meu nome no livro, mexia com todo o meu passado. E quando eu doei a minha história para Lalina, Lalina foi a minha cura… Hoje sinto, meu corpo responde que eu estou curada de um passado onde ele não me pertence mais.”