Mobilização extra de doadores reforça estoque de sangue do Hemonúcleo de Manhuaçu
O Hemonúcleo de Manhuaçu realizou uma coleta extra de sangue neste sábado (25). A iniciativa, que visa reforçar os estoques e facilitar a doação para aqueles que não podem comparecer durante a semana, recebeu doadores das 7h às 11h30, mediante agendamento prévio. A mobilização da população ajudou a abastecer o banco de sangue. A ação foi estratégica, pois a Fundação Hemominas não estará trabalhando nesta segunda-feira (27).
“É com muita satisfação que viemos agradecer toda essa parceria por estar anunciando e colocando nas mídias sobre essa coleta extra que estamos executando,” afirmou Luane Mota de Sales, responsável pelo setor de captação do Hemonúcleo de Manhuaçu.
Luane Mota de Sales destacou que o Hemonúcleo é responsável por abastecer 23 municípios da região. Por essa razão, a equipe de captação coordena ações não apenas no Hemonúcleo, mas também realiza coletas externas em outras cidades com um grande número de doadores.A abertura do Hemonúcleo aos sábados ocorre, em média, pelo menos uma vez ao mês para garantir a coleta. A responsável pelo setor de captação reforça que o sangue não pode ser comprado e depende exclusivamente da colaboração dos doadores, convidando aqueles que preenchem os critérios de saúde a comparecerem. O objetivo é “abastecer e estar com o nosso estoque mais equilibrado”, disse.
A força da doação
Entre os doadores presentes estava a acompanhante hospitalar em Mutum Catarina Mariano Nicácio, doadora há vários anos. Ela relatou que estava afastada por problema de saúde e que o paciente Lucas, amigo do seu filho, necessitava de doação.
Ao ser questionada sobre a importância da iniciativa, ela reforçou a necessidade de solidariedade. “É muito importante porque a gente não sabe o dia que a gente vai precisar, ou um familiar da gente. Hoje é o Lucas, amanhã pode ser meu filho, amanhã pode ser eu,” disse.
Ela ainda incentivou outros a participarem. “Eu acho muito importante que cada um possa doar o sangue, seja para o Lucas, seja para o banco de sangue”, salientou.
Danilo Alves – Tribuna do Leste



