DestaqueRegional

Ronda 106 – Polícia Civil alerta sobre crime de estelionato emocional

Nesta sexta-feira, a equipe do programa Ronda 106 esteve na 6ª Delegacia Regional da Polícia Civil, em Manhuaçu, para tratar do crime de estelionato emocional. A delegada responsável pela Delegacia de Fraudes, Dra. Thais Orofino, explicou as características do crime e as formas de prevenção.

O estelionato emocional consiste em um golpe em que o criminoso simula uma relação de afeto para ganhar a confiança da vítima e obter vantagem financeira. A prática ocorre principalmente por meio de redes sociais e sites de relacionamento, permitindo que o criminoso mantenha anonimato. “Normalmente, isso se dá por meio de redes sociais, isso se dá por meio de sites de relacionamento, porque é mais fácil você ali criar um perfil, se esconder atrás de um anonimato”, explicou a delegada.

Segundo Dra. Thais, alguns sinais de alerta incluem demonstrações rápidas e intensas de afeto, perfis com fotos de pessoas atraentes e histórias inventadas envolvendo dívidas ou doenças, usadas para justificar pedidos de dinheiro. Ela ainda destacou que os criminosos evitam encontros presenciais.

A delegada orienta que, mesmo que a vítima sinta vergonha, deve registrar a ocorrência policial. “É necessário avançar, é necessário deixar de lado esse constrangimento, deixar de lado essa vergonha, fazer o registro de ocorrência, entender que ela é vítima”, afirmou. Além disso, ela indica que familiares e amigos ao observar mudanças de comportamento, como afastamento, ansiedade, depressão ou gastos anormais procure  os órgãos policiais.

Para prevenir golpes em redes sociais e aplicativos de relacionamento, Dra. Thais recomenda desconfiar de relações muito rápidas, não realizar transferências financeiras para desconhecidos e não enviar fotos íntimas, que podem ser usadas para extorsão futura.

Lorena Correia – Tribuna do Leste

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo