O falecimento do empresário José Fernandes da Costa, mais conhecido como Fernando da Gulozitos, ocorrido na última sexta-feira (03), causou grande comoção em Manhuaçu e região. O velório foi realizado neste domingo (05), no Cemitério Campo das Flores, reunindo familiares, amigos e admiradores em uma despedida marcada pela emoção.
Fernando construiu ao longo da vida uma trajetória marcada pelo trabalho, dedicação e carinho com todos que o cercavam. Ele estava internado em São Paulo, em recuperação após um transplante de pulmão, mas sofreu uma parada cardíaca e não resistiu.
Depoimentos
O primo de Fernando, Cabral Xavier da Costa, ressalta as qualidades humanas e morais de Fernando. “Solidário, empreendedor, amigo, pacífico, uma pessoa fora da média, como ser humano. Não só ele, como os irmãos dele que ficam também. Companheiro de todo mundo, não soube diminuir ninguém, nunca teve orgulho de nada, são pessoas da melhor qualidade, eu sinto prazer em tê-los como parentes,” frisou.
A prefeita de Manhuaçu, Maria Imaculada Dutra, destaca que a partida de Fernando é uma perda para a comunidade. “ Momento muito triste para o Manhuaçu, para todos nós. Tendo em vista que o Fernando, além de um amigo, um parceiro de mais de 30 anos de amizade, é um bom conselheiro, um grande empreendedor. A cidade perde muito com isso. É uma perda muito grande, é uma perda muito grande. Ele deixa um legado para todos nós, da fé, em primeiro lugar, porque ele era um homem de muita fé”, destacou a prefeita.
Sidnei da Silva, gerente da Gulozitos, destaca que Fernando não era apenas o diretor da empresa, mas também um líder inspirador e um homem de fé. “É um momento muito difícil que a gente está vivenciando a perda do nosso diretor, não só diretor da empresa, mas era uma pessoa, um missionário nato, um líder nato, que sempre nos acompanhava nos momentos, tanto os bons como os ruins. A gente sabe que vai ficar uma lacuna muito grande. O Senhor nos proporcionou de poder caminhar lado a lado com ele ali, foram muitas experiências marcantes”, ressaltou Sidnei.
Legado empresarial
Nascido em 1963, em Manhuaçu, Fernando iniciou sua trajetória empreendedora ainda jovem, movido pelo espírito de inovação e pelo desejo de oferecer qualidade em seus produtos. Com visão e coragem, fundou a empresa Gulozitos, em 1986, que se tornou referência no setor alimentício, além de uma importante geradora de empregos na região.
Além da atuação empresarial, Fernando era reconhecido pelo envolvimento em ações sociais. Funcionários e colaboradores o descreviam como um líder próximo, humano e de fé. Ao longo dos anos, conquistou não apenas clientes, mas também amigos, sendo lembrado pelo jeito simples e acolhedor. Seu trabalho ajudou a movimentar a economia local, e sua marca fez parte da infância e da vida de muitas famílias.
Hoje, a marca Gulozitos é sinônimo de tradição e qualidade, refletindo o legado deixado por Fernando, que escreveu uma das histórias empresariais mais marcantes da região. Com sua morte, Manhuaçu perde uma das figuras mais representativas do empreendedorismo local, deixando um legado de trabalho, empreendedorismo e solidariedade.