CidadeDestaqueeventos

COMPIR e Movimento Negro promovem programação na Praça Praça Cordovil Pinto Coelho pelo Dia da Consciência Negra

O Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR) e a Associação do Movimento Negro realizam, nesta quinta-feira (20), uma mobilização na Praça do Coreto em referência ao Dia da Consciência Negra. O evento reúne atividades culturais e ações relacionadas ao tema da igualdade racial.

O conselheiro do COMPIR, Marco Antônio Cabral, explica que a programação foi organizada para ampliar o debate sobre a data: “A importância é porque é o dia 20, que já se tornou feriado nacional, onde é discutido e falado sobre a questão racial, da promoção da igualdade racial. Manhuaçu já está tendo várias atrações, juntamente com o COMPIR e a Associação do Movimento Negro. Vai ter culinária, dança, movimentação, tudo voltado à cultura afro, que vai estar na Praça no próximo dia 20 de novembro. Está previsto shows, apresentações, música, artesanato e exibições, e alguns cantores vão estar junto com a gente”, informou.

O presidente do COMPIR, Luciano Lima, afirma que o evento propõe reflexão sobre o contexto histórico e cultural do povo negro no país:  “Nesse dia é para uma reflexão em relação à cultura afro-brasileira e africana. A programação é festiva, mas nós temos que analisar o que foi a escravidão no Brasil, o que aconteceu após e o que acontece hoje. Existem áreas de influência da cultura africana e afro-brasileira no nosso dia a dia, como a dança e a culinária. Muitas vezes a gente não ressalta essa importância”, disse. Ele acrescenta: “O povo brasileiro tem várias origens, inclusive indígenas. A cultura afro-brasileira veio para incrementar e fortalecer o Brasil.”

O evento segue aberto ao público durante todo o dia 20, com participação de artistas, grupos culturais e representantes de entidades ligadas à pauta racial.

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo