O Hemonúcleo de Manhuaçu promoveu uma série de atividades em comemoração ao Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, celebrado nesta terça-feira (25). A mobilização busca homenagear os doadores e incentivar a comunidade a manter a regularidade das doações. A captação de doadores na Hemominas de Manhuaçu é considerada essencial para manter os estoques de sangue abastecidos, atendendo às necessidades de pacientes em toda a região.
Maria Eduarda Faria, moradora de Santana do Manhuaçu, participou de sua primeira doação e destacou a importância de o ato ser realizado também por jovens, já que a doação era um desejo antigo.
Maria Augusta, captadora e fundadora do grupo voluntário “Sangue Azul”, criado há três anos para atender uma demanda urgente por sangue O Positivo, ressaltou o caráter de “grande gratificação” do ato. O grupo “Sangue Azul” é composto por 120 pessoas e, no mês com o menor número de participantes, envia pelo menos 10 doadores ao Hemocentro. Maria Augusta reforça que a doação é um gesto rápido, que não causa dor, mas salva vidas e exige que a comunidade se coloque no lugar de quem necessita.
Márcia Cristina Finote, captadora da Casa de Caridade de Carangola, enfatizou que os doadores são a “mola mestra” para o funcionamento do Hemocentro. Ela trabalha mobilizando e conscientizando doadores para atender à demanda da Casa de Caridade, que inclui cerca de 110 pacientes crônicos em hemodiálise, além de pacientes do CTI neonatal e de hospitais de grande e médio porte. O trabalho de captação da Casa de Caridade de Carangola conta com o apoio de 58 comunidades da área rural.
Programação e serviços no Hemonúcleo
A programação se estende por toda a semana, focando na celebração e fidelização dos doadores. Luane Motta de Sales, responsável pelo setor de captação da Hemominas de Manhuaçu, destacou que o objetivo é que o banco de sangue permaneça abastecido para atender os pacientes a qualquer momento.
Luane Sales salientou que, embora haja uma semana de comemoração, “todo dia é dia desse doador voluntário de sangue”. Os profissionais do Hemocentro foram elogiados pela qualidade do atendimento e acolhimento. A comunidade de Manhuaçu e região é incentivada a participar das doações, que são necessárias durante todo o ano, e não apenas nas datas comemorativas.
Danilo Alves – Tribuna do Leste



