CidadeCulturaDestaque

Moda e representatividade marcam evento do Movimento Negro em Manhuaçu

O Movimento Negro de Manhuaçu realizou, na sexta-feira (21), na APAE, o desfile Beleza Negra 50+, evento que encerrou a programação da Semana da Consciência Negra no município. Ao longo de vários dias, ações culturais, debates e atividades de valorização da identidade negra foram promovidas em celebração ao dia 20 de novembro, instituído como feriado nacional em 2025.

O presidente do Movimento Negro de Manhuaçu, Marco Antônio Cabral, destacou que o objetivo da iniciativa é fortalecer a autoestima e promover a igualdade racial. “O trabalho é onde a gente conseguiu vencer, ajudando a melhorar esse momento tão importante da nossa história, nessa aprovação da Lei nº 10.659 e a continuidade dela. E o feriado do Dia Nacional da Consciência Negra é fundamental para a comunidade negra, não só em Manhuaçu, regional, municipal, estadual e federal.”

Ele reforçou ainda a importância da representatividade feminina.”Eu acredito muito nas mulheres, que elas são empoderadas, são capazes de transformar o mundo onde vivem. A nossa representatividade dentro da Associação da Arte, da Cultura e Literatura é trabalhar pela promoção da igualdade e de oportunidades para todos.”

O presidente do COMPIR (Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial), Luciano Lima, lembrou que o combate ao racismo começa pela formação educacional. “Um ser humano não é melhor que o outro. E a gente trabalha isso através da cultura e da educação, a começar pela escola. Temos duas leis que precisam ser trabalhadas: a Lei 10.639/2003 e a Lei 11.645, que tratam do estudo afro-brasileiro, africano e indígena.”

Entre as participantes do desfile, a despachante Maria de Lourdes Ribeiro celebrou a oportunidade de representar sua história e identidade. “Esse momento representa uma grande alegria. Fui convidada e estou muito feliz com isso. O movimento negro faz parte da minha família, porque eu sou da raça, com muito orgulho. Fiquei maravilhada.É a primeira vez que participo, desfilando inclusive. Estou muito feliz, é uma oportunidade imensa.”

 

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo