DestaqueSaúde

Novembro Azul reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata

A campanha Novembro Azul busca conscientizar os homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A iniciativa, criada em 2003 na Austrália, surgiu como uma mobilização voltada à saúde masculina, inspirada no Outubro Rosa, dedicado à prevenção do câncer de mama.

De acordo com o médico urologista Dr. Ruston Louback o principal objetivo da campanha é alertar a população sobre o diagnóstico precoce, que aumenta significativamente as chances de cura. “Quando o câncer de próstata é detectado em fase inicial, as chances de cura chegam a praticamente 100%”, destacou.

A recomendação médica é que homens sem histórico familiar iniciem os exames preventivos a partir dos 50 anos, incluindo o exame de sangue e o toque retal. Já para aqueles que possuem parentes de primeiro grau com histórico da doença — como pai, irmão ou tio —, o acompanhamento deve começar aos 45 anos. O médico também ressalta que homens negros apresentam maior probabilidade de desenvolver o câncer de próstata, sendo indicado o início do acompanhamento nessa mesma faixa etária.

Dr. Ruston reforçou ainda a importância de um acompanhamento médico regular. “O homem, a partir dos 40 anos, deve ter acompanhamento com cardiologista e urologista. O check-up anual é fundamental, não apenas para prevenir o câncer de próstata, mas também outras doenças que afetam a saúde masculina”, explicou.

Apesar do acesso à informação, o médico observa que ainda pode haver resistência em relação ao exame. “É importante lembrar que o exame é rápido, seguro e não interfere em nada na masculinidade. Assim como as mulheres vão ao ginecologista anualmente, os homens também devem manter suas consultas e exames de rotina”, concluiu.

Danilo Alves – Tribuna do Leste

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo