DestaquePolicial

Operação contra o tráfico e lavagem de dinheiro termina com cinco presos em Lajinha

Na manhã deste sábado (20/12), as forças de segurança deflagraram a Operação Domus Capta, uma ação conjunta coordenada pela Polícia Civil de Lajinha com o objetivo de desarticular uma organização criminosa envolvida com tráfico de drogas, associação para o tráfico e lavagem de capitais.

A ofensiva contou com um contingente de mais de 40 policiais, unindo esforços das delegacias de Mutum, Manhumirim, Espera Feliz e Manhuaçu, além do apoio da Polícia Militar de Lajinha, do canil da ROCCA de Manhuaçu e da Polícia Civil de Ibatiba (ES).

Prisões e apreensões

Durante as diligências, as equipes cumpriram mandados de busca e apreensão em nove imóveis e efetuaram prisões preventivas expedidas pelo Judiciário. O balanço final da operação registrou:

  • 05 Presos: Sendo três homens e uma mulher por mandado de prisão preventiva, e um jovem de 18 anos autuado em flagrante.
  • Valores: Aproximadamente R$ 20.000,00 em espécie.
  • Materiais: Celulares, porções de maconha e cocaína, balança de precisão e uma grande quantidade de embalagens (zip-locks) para o fracionamento de entorpecentes.

Os detidos e o material apreendido foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Lajinha e, posteriormente, os autuados foram transferidos para o sistema prisional, onde permanecem à disposição da Justiça.

O nome da operação, que significa Casa Capturada, faz alusão direta ao alvo das investigações: uma estrutura criminosa organizada em núcleo familiar, que utilizava residências como bases logísticas para o comércio ilícito.

As investigações, que culminaram nesta fase final, tiveram início após a prisão anterior de dois membros do grupo. A partir do desmembramento do inquérito, a polícia conseguiu reunir provas sólidas do vínculo entre os investigados. Ao longo do processo investigativo, já haviam sido apreendidos 36 papelotes de cocaína, 61 porções de maconha (entre buchas e tabletes) e um tambor utilizado para ocultar drogas no solo.

Com a conclusão desta etapa, o procedimento policial será remetido ao Poder Judiciário para o oferecimento da denúncia pelo Ministério Público.

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo