DestaqueSaúde

Câmara aprova cessão de terreno para nova unidade do CIS-VERDE em Manhuaçu

A Câmara de Vereadores de Manhuaçu aprovou, na última semana, o Projeto de Lei nº 105/2025, de autoria do Executivo. O texto autoriza o município a ceder um terreno para a construção de uma unidade ampliada do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário (CIS-VERDE), responsável por ofertar serviços complementares ao Sistema Único de Saúde (SUS) para Manhuaçu e outros 18 municípios da região.

Com quase três décadas de atuação, o CIS-VERDE funciona como instrumento de apoio aos municípios, oferecendo exames, atendimentos e serviços especializados. A ampliação da estrutura busca ajustar a demanda crescente e reorganizar o atendimento regional.

O secretário-executivo do consórcio em Manhuaçu, Sérgio Müller Miranda, afirmou que a nova unidade representa um avanço para os municípios consorciados e reforça a integração entre eles. Segundo ele, o consórcio atua para reduzir dificuldades enfrentadas pelos municípios, e facilitar a relação entre usuários e prestadores de serviços. Sérgio destacou o apoio do Legislativo e do Executivo para viabilizar a concessão e afirmou que a expectativa é ampliar a capacidade de atendimento: “O consórcio existe para poder contribuir com os municípios, especialmente os municípios polo, como Manhuaçu, para diluir um pouco esse gargalo e tornar mais azeitado essa relação do paciente com o prestador de serviço. A gente faz essa ponte, essa intermediação. Nós ficamos muito felizes, a gente agradece muitíssimo aos vereadores, a gente agradece muitíssimo ao Poder Executivo em fazer essa concessão ao consórcio, que com toda certeza vai resultar em bons e melhores serviços de saúde para a população atendida”

O projeto também passou por análise das comissões internas da Câmara. O vereador Allan do Alaor, integrante da Comissão de Saúde, ressaltou que a proposta foi discutida ao longo de aproximadamente 15 dias, envolvendo diferentes colegiados da Casa. Ele explicou que a instalação da nova unidade na sede municipal tende a facilitar o acesso de moradores de Manhuaçu e de outros municípios que utilizam os serviços do consórcio. Allan lembrou que Manhuaçu é referência regional em saúde e recebe moradores de mais de 23 cidades para consultas e exames.

O projeto segue agora para sanção do Executivo. Com a nova estrutura, o CIS-VERDE pretende reorganizar o fluxo de atendimentos e ampliar a oferta de serviços para os municípios consorciados.,

Lorena Correia – Tribuna do Leste

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo