O abastecimento de água em Manhuaçu recebeu uma ação do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), de Manhuaçu, com o início de um plano de ampliação da capacidade de reserva da cidade. O projeto começou com a chegada e instalação do primeiro de quatro novos reservatórios.
O primeiro reservatório, com capacidade para 100.000 litros, foi instalado na confluência dos bairros Colina, Catuaí e Pinheiro. Carlos Augusto Bonifácio, diretor do SAAE, explicou a função do equipamento:
“Nós recebemos nessa semana o nosso primeiro reservatório, um reservatório de 100 mil litros, que foi colocado ali, na junção dos bairros Colina, Catuaí, Pinheiro,” afirmou o diretor.
A área já possuía um reservatório de 100.000 litros. A adição do novo equipamento visa aumentar a capacidade de reserva. Isso se destina a suprir “problemas pontuais que existem no bairro Catuaí, que existem no bairro Colina, e até mesmo na parte baixa do Pinheiro”.
O investimento faz parte de um plano de ação previsto para os próximos três anos, focado na capacidade de reserva de água. Bonifácio destacou que, após investimentos em captação e produção de água tratada, o foco atual é a distribuição e o armazenamento nos bairros.
O plano inclui a instalação de mais três reservatórios:
- Bairro Petrina: O segundo reservatório será instalado para atender “uma região ampla” do bairro.
- Bairro Santa Terezinha: Um reservatório será colocado para aumentar a capacidade de reserva da comunidade, que se desenvolveu nos últimos anos e tem capacidade de reserva baixa. Este reservatório visa diminuir a escassez de água nos “momentos de pico, de muito calor”.
- Bairro Cidade Nova: O quarto reservatório resolverá um problema histórico, pois possibilitará que “todos os lotes do bairro passem a ter capacidade de receber água tratada”, contribuindo para o desenvolvimento da região.
Além disso, o SAAE está trabalhando na ordem de serviço para o Setor 4, que prevê um reservatório de 1 milhão de litros na área da UAI. Este reservatório deve aumentar a reserva e segurança hídrica para bairros como Sagrada Família, Petrina, estendendo o atendimento até o bairro Matinha.
Danilo Alves – Tribuna do Leste


