CidadeDestaqueEconomiaGeral

SEBRAE avalia crescimento de pequenos negócios em Manhuaçu

Segundo dados da Agência Brasil, 4,6 milhões de novos pequenos negócios foram formalizados em 2025. Em Manhuaçu, o setor acompanha esse crescimento, com destaque para a abertura de um número maior de microempreendedores individuais, o chamado MEI.

Segundo o analista do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), durante os atendimentos da agência em Manhuaçu, esse aumento no número de empreendimentos formalizados foi perceptível, em especial no setor de alimentação fora do lar: “Então, nesse relacionamento, levando em consideração o município de Manhuaçu, durante os atendimentos do SEBRAE, a gente percebe um grande aumento no setor de alimentação fora do lar, muito vinculado aí.”, comentou.

A escolha pelo MEI também chama a atenção e não é feita por acaso. Segundo Jean, as vantagens do microempreendedor individual são o que tornam a modalidade a mais popular. Ele explica que as micro e pequenas empresas se dividem em três categorias: microempreendedor individual (MEI), microempresa e empresa de pequeno porte. Dentro dessas três categorias, a que mais se destaca em volume é o microempreendedor individual, pela facilidade na abertura e pelo menor custo para o empresário. Ele explica ainda que a modalidade é a mais recomendada para quem está começando um empreendimento e que, à medida que os negócios vão conquistando maturidade na gestão e maior faturamento, a migração para a microempresa e a empresa de pequeno porte ocorra de maneira mais saudável.

Além disso, quando um empresário informal formaliza o seu negócio como MEI, garante seus direitos junto ao INSS e, como empresa, também assegura maior facilidade no acesso a crédito. Para Jean, o crescimento desse segmento impacta diretamente a economia: “A nível Brasil, o que também a gente está trazendo para o município de Manhuaçu, segue essa mesma proporção de número de pequenos negócios, eles correspondem a cerca de 98% das empresas no Brasil. E essas empresas correspondem a mais de 50% da geração de emprego. Então a gente percebe as micro e pequenas empresas como, de fato, uma mola propulsora da nossa economia.”

Além da geração de empregos, o ideal é manter o capital movimentado pelos negócios dentro da própria cidade, promovendo maior desenvolvimento econômico e melhorando o ambiente de negócios.

O SEBRAE trabalha diretamente com as micro e pequenas empresas em Manhuaçu em três frentes: suporte empresarial, desenvolvimento econômico e educação empreendedora, oferecendo diversas soluções de gestão em áreas como finanças, marketing, marketing digital, legislação e gestão de pessoas. O analista do serviço destaca, em especial, o programa SEBRAETEC, no qual o empresário tem um subsídio de até 70% para implementar uma ação de consultoria voltada à inovação no negócio. Ainda segundo o especialista, a inovação passa por etapas básicas do processo empresarial, como a melhoria dos atendimentos online e presenciais.

Lorena Correia – Tribuna do Leste

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo